Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5270
Título: A Influência da prática desportiva no talento desportivo: investigação com atletas de elite e atletas comuns no futebol
Autor: Martins, João Miguel Violante Rainha Ribeiro
Orientador: Serpa, Sidónio Olivério da Costa
Palavras-chave: Competências psicológicas
Desenvolvimento do talento desportivo
Genética
Prática
Talento
Data de Defesa: 2011
Citação: Martins, João (2011) - A Influência da prática desportiva no talento desportivo: investigação com atletas de elite e atletas comuns no futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A investigação na área dos talentos desportivos tem enfatizado a procura das componentes que diferenciam atletas de elite dos restantes, procurando encontrar justificações para a excelência desportiva. O propósito essencial desta investigação visa analisar os factores que determinam o processo de desenvolvimento do talento, entre eles, a genética, a prática e os factores psicológicos. Neste sentido desenvolveram-se duas investigações distintas mas complementares. Num primeiro estudo, reconhecendo a importância das características psicológicas no processo de desenvolvimento do talento, propusemo-nos adaptar o questionário Mental Skills Inventory for Sport (MSIS; Menkehorst, 2006) para a população portuguesa, aferindo as suas qualidades psicométricas. No que respeita ao segundo estudo, procurámos analisar o impacto das características da prática sobre o talento desportivo recorrendo a uma amostra de 251 atletas de futebol, todos do género masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos (M= 17.44; DP= 0.593). Os dados recolhidos compreendem a idade de início e tipo de prática desportiva geral e competitiva no futebol bem como número de treinos e horas por semana. Os resultados evidenciam uma relação significativa entre a prática diversificada a mais que um desporto e o número de horas e treinos por semana no que respeita ao talento desportivo.
Descrição: Mestrado em Psicologia do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5270
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IMP_Tese.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.