Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5228
Título: O Crescimento das Marcas Próprias no Ramo Alimentar
Autor: Pinheiro, Nuno Miguel Soares Abrantes
Orientador: Castro, Luís Mota de
Palavras-chave: Marca do distribuidor/própria/branca
Crise económica
Preço
Qualidade
Variedade
Brand distributor / store brand/ own label
Economic Crisis
Price
Quality
Variety
Data de Defesa: Dez-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pinheiro, Nuno Miguel Soares Abrantes. 2012. "O Crescimento das Marcas Próprias no Ramo Alimentar". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre o actual crescimento das marcas próprias no ramo alimentar, considerando nesta análise o contexto de crise económica prolongada que se vive actualmente, assim como outros factores associados a este tipo de marca, entre os quais o preço, qualidade e variedade. Foi realizado um questionário utilizando uma amostra de conveniência, recorrendo à técnica bola de neve ao qual responderam 140 pessoas que constituíram assim a amostra não aleatória usada neste estudo. As respostas recolhidas permitiram retirar conclusões sobre as opiniões e comportamentos de compra face aos produtos alimentares de marca própria. É inicialmente mostrado que a alteração no comportamento dos consumidores face às marcas brancas está em parte ligado à actual crise económica e, ao mesmo tempo, que esta conjuntura é favorável ao crescimento deste tipo de marcas. A questão do preço é igualmente abordada e é obviamente um dos principais factores com mais peso na decisão de compra do consumidor, onde as marcas brancas apresentam preços bastante mais reduzidos, mas não só. Depois, e apesar dos consumidores terem sido “obrigados” a alterar os seus hábitos de compra, também não é menos verdade que se um produto não oferecer a qualidade desejável o consumidor não o volta a comprar, e nesse ponto as marcas brancas no ramo alimentar e não só, melhoraram muito a sua qualidade, tendo agora o consumidor confiança nesses produtos. Outro dos pontos analisados relaciona-se com a variedade e se, há dez anos, os produtos de marca própria apresentavam uma oferta muito escassa e reduzida praticamente a bens essenciais, hoje, e em especifico no ramo alimentar, todas as categorias de produto apresentam a opção de marca do distribuidor. Da análise feita através das frequências e cruzamento das variáveis estudadas observou-se uma atitude favorável por parte dos consumidores em relação aos produtos alimentares de marca própria onde os respondentes valorizam factores como a qualidade, preço e variedade na decisão de compra.
The present work adresses the current growth of own brands in the food sector having in consideration the economic crisis that we currently live as well as other factors associated with this type of brand including the price, quality and variety. A questionnaire was carried out, which surveyed 140 persons that made up the study sample. The responses collected allowed conclusions on the opinions and purchasing behavior in relation to own labels food products. It is shown that the change in consumer behavior vis-à-vis own labels is in part connected to the current economic crisis, and that this situation is favorable to the growth of store brands. Since the own labels have, in general, much lower prices, this issue is also addressed and it is obviously a major factor with a strong weight in the purchasing decisions of consumers. Despite consumers being "forced" to change their buying habits, if a product does not offer desirable quality, the consumer will not buy it again. Own labels in the food sector and others, have greatly improved their quality, and gained the trust of the consumer in these products. Another point raised in this thesis relates to variety. For over ten years, own label products had a very scanty supply, and reduced almost to essential goods. Today in the food sector all product categories have the own brand option from the distributer. From analysis through frequencies and crossing of variables, it was observed a favorable attitude among consumers towards own labels food products, where the value factors such as quality, price and variety emmerged as major factor in the purchase decision of consumers.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5228
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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