Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5201
Título: Efeito da ingestão de cafeína sobre o metabolismo de repouso e utilização de substratos energéticos
Autor: Cardoso, Pedro Miguel Esteves Correia da Silva
Orientador: Silvestre, Ricardo
Palavras-chave: Ácidos gordos
Cafeína
Oxidação
Quociente respiratório
Taxa metabólica de repouso
Data de Defesa: 2012
Citação: Cardoso, Pedro (2012) - Efeito da ingestão de cafeína sobre o metabolismo de repouso e utilização de substratos energéticos. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo desta investigação foi verificar o efeito da ingestão de 5 mg/kg/dia de cafeína durante quatro dias, na utilização de substratos energéticos (QR) e na taxa metabólica de repouso (TMR). A ingestão alimentar, a composição corporal e a atividade física foram determinadas através de questionários, Densiometria Radiológica de Dupla Energia (DXA) e acelerometria, respectivamente. A amostra foi constituída por sujeitos masculinos saudáveis e não consumidores habituais de cafeína (n = 23, 24 ± 4,3 anos). Foi utilizado um ensaio clínico cruzado duplamente cego em que existiam duas condições, com a duração de quatro dias cada, em que os sujeitos consumiriam cafeína ou placebo. Entre cada condição, houve um período de “washout” de 3 dias. Os sujeitos foram avaliados no final de cada condição. A TMR e QR foram medidas a partir da utilização de calorimetria indireta. Não existiram diferenças significativas na TMR entre os dois momentos de avaliação. Foram encontradas diferenças significativas entre as duas condições, existindo um decréscimo do QR (p <0.05). Não foram encontradas diferenças significativas na alimentação, composição corporal e atividade física entre condições. Os resultados do presente estudo demonstram que a ingestão de 5 mg/kg/dia de cafeína num período de 4 dias, em sujeitos não consumidores habituais, pode alterar a utilização de substratos energéticos em processos metabólicos, promovendo uma maior oxidação de ácidos gordos, sem efeitos na TMR.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5201
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Efeito da ingestão de cafeína sobre o metabolismo de repouso e utilização de substratos energéticos.pdf364,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.