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Título: A gestão da informação na administração das escolas públicas: uma arquitetura moderna de sistemas de informação na gestão da escola
Autor: Resende, Fernando Manuel Liberato de
Orientador: Monteiro, Maria Helena
Palavras-chave: Gestão da informação
Sistemas de informação,
Tecnologias de informação,
Arquitetura de sistemas,
Escola pública,
Browser
Management of Information
Information Systems
Information Technology
Information System Architecture
Public School
Browser
Data de Defesa: 9-Jan-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Com este estudo pretendemos efetuar uma abordagem teórica sobre a organização dos Sistemas de Informação das escolas públicas de ensino secundário e encontrar uma nova Arquitetura de Sistemas que permita melhorar resultados ao nível da eficiência e eficácia das atividades da Escola. Adotámos o método da entrevista para suportamos a nossa pergunta que era: Que consequências trará para a administração da escola uma arquitetura moderna de Sistemas de Informação? Estas entrevistas permitiram-nos concluir que a atual arquitetura dos sistemas de informação das Escolas Públicas Portuguesas não satisfazem quem tem o poder de decisão. Permitiu-nos ainda validar a nossa proposta de arquitetura junto dos interlocutores, que acharam que o projeto de uma arquitetura que privilegie a integração e centralização de dados, permite-lhes ter acesso à informação de forma rápida e fiável ou seja com maior eficácia e, ainda melhor FTE (Full Time Equivalent) ou seja maior eficiência. No capítulo cinco do trabalho, apresentamos o nosso projeto para uma nova arquitetura de Sistemas de Informação que assenta nos pressupostos de integração e centralização. De uma forma resumida, todos os dados do sistema educativo, ficam centralizados em servidores instalados num centro de dados e, tanto as escolas como a tutela e até os cidadãos (alunos e encarregados de educação) podem, mediante mecanismos de segurança de dados, ter acesso, utilizando um simples browser (navegador).
With this study we intend to theorize on the organization of information systems at Public High Schools and to find out a new Systems Architecture in order to improve the level of efficiency and efficacy of the School activities. We adopt the method of interview to support our question: What impact will the school administration for modern architecture Information Systems? These interviews allowed us to conclude that the current architecture of information systems in Portuguese Public Schools do not satisfy who has the power of decision. Allowed us to further validate our proposed architecture with the interlocutors, who found that the design of an architecture that favors the integration and centralization of data, allows them to access information quickly and reliably ie more efficacy and, even better FTE (Full Time Equivalent) or greater efficiency. In chapter five of the paper, we present our design for a new architecture of information systems that is based on assumptions of integration and centralization. Briefly, all data on the educational system, are installed on servers in a centralized data center, and both schools as Ministry of Education and even citizens (students and parents) can, through mechanisms for data security, have access using a simple browser.
Descrição: Trabalho de Projeto para obtenção de grau de Mestre em MPA – Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5181
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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