Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5162
Título: Animação desportiva em resorts : caracterização dos serviços de animação desportiva nos resorts do litoral alentejano
Autor: Silva, Rita Sofia Pinto da
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Animação desportiva
Clientes
Desporto
Lazer
Litoral alentejano
Oferta
Resort
Serviços
Turismo desportivo
Data de Defesa: 2012
Citação: Silva, Rita Sofia P. (2012) - Animação desportiva em resorts : caracterização dos serviços de animação desportiva nos resorts do litoral alentejano. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A nova era desportiva em que vivemos atribui ao desporto uma assumpção de novas formas, novos contextos e valores, numa procura crescente de evasão, bem-estar e saúde, e novas experiências. O crescimento individualizado do Desporto e do Turismo, bem como dos respectivos paralelismos, deu origem, no final do século XX, ao Turismo Desportivo (Standeven & De Knop, 1999; Weed, 2009). É neste ambiente de lazer, favorável para a prática desportiva, que se tem verificado o aumento do número de resorts em Portugal que oferecem uma gama de serviços desportivos aos seus clientes, em conformidade com seus desejos e necessidades (Turismo de Portugal, 2006). Neste âmbito, o objetivo desta investigação está centralizado em torno do estudo dos serviços de animação desportiva oferecidos pelos resorts do Litoral Alentejano, tendo como objetivo a sua caracterização geral. O método de investigação eleito foi a análise de conteúdo, tendo sido utilizada como instrumento de recolha de dados uma entrevista pré-elaborada, baseada num questionário validado e aplicado num estudo anteriormente realizado (Pereira, 1999). Tal entrevista foi dirigida aos gestores dos serviços de animação desportivas das unidades hoteleiras, sendo a amostra representativa do universo estudado. Os resultados mostram que os serviços de animação desportiva nos resorts localizados na região do litoral alentejano, ainda se encontram pouco desenvolvidos. Tais resorts possuem na sua maioria um número reduzido de instalações e equipamentos desportivos, maioritariamente gratuitos. Mesmo perante a gratuitidade dos serviços de animação desportiva, a sua procura é também muito diminuta. Apesar da reduzida oferta de serviços de animação desportivas, os responsáveis dos resorts afirmam que nos próximos anos não existirá um novo investimento na área, uma vez que a oferta satisfaz o nível de exigência da actual procura.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto-Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5162
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Rita Silva -Gestão Do Deporto.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.