Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5159
Título: Desenvolvimento motor e percepção de competência motora na infância
Autor: Almeida, Gabriela Sousa Neves de
Orientador: Martins, Rui Fernando Roque
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Infância
Percepção de competência motora
Data de Defesa: 2012
Citação: Almeida, Gabriela (2012) - Desenvolvimento motor e percepção de competência motora na infância. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Desenvolvimento motor refere-se ao processo contínuo de mudança que o indivíduo sofre com a maturação e crescimento ao longo da vida. O desenvolvimento começa com reflexos primitivos, progride para movimentos posturais, locomotores e, finalmente, para movimentos manipulativos (Utley & Astill, 2008). O desenvolvimento do controlo postural é a chave para outros aspectos do desenvolvimento, nomeadamente dos sistemas visual e vestibular. Assim que a criança se desloca autonomamente, outras habilidades começam a emergir. Quando a criança aprende uma nova habilidade motora, ela passa por uma série de fases num contínuo, desde uma fase mais elementar até uma fase especializada. O desenvolvimento motor é um aspecto do processo de desenvolvimento psicomotor global e toma um papel preponderante na aquisição de comportamentos em outros domínios, designadamente perceptivo, sócio-emocional e cognitivo. O julgamento positivo que a criança faz das suas habilidades motoras determina motivação para a participação em actividades físicas, aumentando e melhorando o seu reportório de habilidades psicomotoras. Evidências empíricas dão conta da importância de conhecer a sequência do desenvolvimento motor e o papel da competência motora percebida, possibilitando aos profissionais do desenvolvimento infantil efetividades na identificação de perturbações do desenvolvimento para intervenções psicomotoras preventivas e reeducativas, com vista a desenvolver e aumentar habilidades motoras, tomar o curso normal do desenvolvimento e construir percepções mais elevadas.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5159
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa teórico.pdfCapa74,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
artigo 1. percepção de comp motora e des motor.pdfArtigo 1377,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
artigo 2- estudo empírico Percepção de competência motora e desempenho motor em crianças.pdfArtigo 2376,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
alpha E.Harter.pdfAnexo 156,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
alpha griffiths.pdfAnexo 2102,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexos artigo 2.pdfAnexo 384,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa anexos.pdfAnexo 412,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
correlações.pdfAnexo 568,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Correlations questões .pdfAnexo 651,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Descriptive Statistics.pdfAnexo 741,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
ficha caracterização.pdfAnexo 864,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
NPar Tests.pdfAnexo 937 kBAdobe PDFVer/Abrir
regressão simples.pdfAnexo 1043,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
t tes Locom e coord o-m.pdfAnexo 1144,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
t test pares e mãe.pdfAnexo 1240,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
t.one sample (griffiths-40c.Pt) comp medias Locomoç.pdfAnexo 1333,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tests of Normality.pdfAnexo 1454,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.