Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5152
Título: Preocupações parentais no desenvolvimento da carreira do atleta : um estudo centrado nos pais de atletas de ténis portugueses
Autor: Rocha, Gianni António Costa
Orientador: Rosado, António Fernando Boleto
Palavras-chave: Competição
Desenvolvimento
Fases de desenvolvimento
Formação desportiva
Jovens atletas
Organização da modalidade
Papel dos pais
Preocupações parentais
Ténis
Treinadores
Data de Defesa: 2012
Citação: Rocha, Gianni (2012) - Preocupações parentais no desenvolvimento da carreira do atleta : um estudo centrado nos pais de atletas de ténis portugueses. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Objetivo: Este estudo pretende dar a conhecer as fontes de preocupação vividas por pais de atletas de Ténis portugueses cujos filhos estão classificados nas fases de Investimento da sua carreira desportiva (Côtè, J., 1999). Método: Foi utilizado um estudo de caso múltiplo baseado em entrevistas semi-estruturadas, realizadas a 12 pais de atletas de Ténis portugueses. A análise dos dados seguiu uma lógica de interpretação, uma vez que não foi assumida a existência de uma estrutura prévia de organização da informação própria da análise estrutural. Neste sentido, os elementos e categorias de resposta bem como os padrões e as relações entre os dados recolhidos só emergiram após a observação posterior da informação, não sendo pré-determinados pelo investigador (Miles & Huberman, 1994). Resultados e conclusões: As fontes de preocupação sentidas pelos pais foram divididas em três dimensões gerais: Organização da modalidade, Competição e Desenvolvimento do Filho. As fontes de preocupação relativas à organização da modalidade incluíram os recursos humanos, os recursos financeiros, os recursos temporais, os clubes, as entidades organizacionais (Federação e Associação) e o apoio logístico. As fontes de preocupação referentes à competição englobam a observação e preparação para os jogos, as exigências mentais da modalidade, os comportamentos dos pais de outros atletas e os comportamentos e atitudes do filho. Por último, as fontes de preocupação respeitantes ao desenvolvimento do filho reúnem o desenvolvimento académico do filho, o desenvolvimento pessoal, social e profissional e o impacto na família. A organização da modalidade foi a dimensão mais referenciada pelos pais, seguida do desenvolvimento do filho. As aplicações deste estudo vão no sentido de dar a conhecer aos treinadores, às entidades desportivas organizacionais e todos os profissionais que trabalham com os jovens atletas das diferentes preocupações que os pais sentem ao longo do desenvolvimento da carreira desportiva dos filhos.
Descrição: Mestrado em Psicologia do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5152
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Definitiva.pdf510,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.