Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5103
Título: A intervenção social com utilizadores problemáticos de drogas em contextos de reinserção: o caso de Vila Nova de Famalicão
Autor: Leite, Sara Cristiana Morais
Orientador: Costa, Dália Maria de Sousa Gonçalves da
Palavras-chave: Utilizadores problemáticos de drogas
Reinserção social
Intervenção social
Metodologia integrada
Colaboração interinstitucional
Gestor de caso
Problematic drug users
Social reintegration
Social intervention
Integrated methodology
Interinstitutional collaboration
Case manager
Data de Defesa: 18-Dez-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A intervenção social com utilizadores problemáticos de drogas em contextos de reinserção, enquanto fenómeno contemporâneo complexo e multidimensional requer uma rutura com o paradigma tradicional. Este paradigma, caraterizado pela fragmentação, descoordenação e sobreposição e/ou duplicação de respostas para os múltiplos problemas apresentados pelos sujeitos, contribui para a redundância e ineficácia das intervenções, assim como para a perenização dos problemas. Na atualidade, a metodologia integrada, enquanto modelo concetual recomendado para a abordagem com esta população específica, aponta para uma intervenção colaborativa entre instituições e serviços que promovam a capacitação, autonomização e participação dos indivíduos, agindo como propulsora de mudança. Apresenta-se um estudo de cariz exploratório com recurso a uma triangulação de métodos. Uma metodologia qualitativa que utiliza como técnica de recolha de dados a entrevista semidirigida, por forma a conhecer o ponto de vista dos utilizadores problemáticos de drogas relativamente à intervenção que lhes é dirigida. Para o tratamento dos dados daqui emergentes recorre-se à técnica de análise de conteúdo. Emprega-se também uma metodologia quantitativa aos profissionais que intervêm com os referidos sujeitos, através da aplicação de uma escala que visa conhecer a perspetiva dos mesmos relativamente aos processos de troca entre instituições parceiras. É de salientar ainda, o recurso à experiência profissional da autora da pesquisa como informadora privilegiada para a prossecução dos objetivos de pesquisa. Este estudo é efetuado no concelho de Vila Nova de Famalicão. Com este estudo pretende-se dar um contributo para o conhecimento e compreensão deste fenómeno por forma a contribuir para uma mudança de paradigma de intervenção com esta população. De um paradigma, de domínios lineares e redutores que apelidamos de iliteracia da intervenção, para outro, pautado pela inovação, por via da implementação de respostas colaborativas, promotoras de desenvolvimento pessoal e inclusão, com a preocupação centrada nos recursos e na eficácia e considerando tanto os resultados como o seu impacto nos sistemas sociais em geral.
The social intervention with problematic drug users in reintegration contexts, while a contemporary, multidimensional and complex phenomenon requires a rupture with the traditional paradigm, often oriented towards fragmentation, lack of coordination, overlap and / or duplication of answers to the many problems presented by the individuals, contributing to the inefficiency and redundancy of interventions as well as for problem perpetuation. Presently, the integrated methodology as a conceptual model recommended as approach for this specific population points to a collaborative intervention between institutions and services which promote empowerment and participation of individuals, acting as an agent of change. The present exploratory study uses a triangulation of methods. A qualitative methodology using semistructured interviews as data collection technique in order to know the problematic drug users understanding of the intervention addressed to them. Data treatment was done using content analysis technique. It was also used a quantitative methodology by applying a scale that aims to understand professionals working with drug users perspective in respect to the processes of exchanges between partners. It should be also noted, the use of professional experience of the author of this research as a privileged informant. This study is conducted in the county of Vila Nova de Famalicão. With this study we intend to make a contribution to knowledge and understanding of this phenomenon in order to the change of intervention paradigm with this population and encourage innovation by implementing collaborative responses, promoting inclusion and personal development with the concern focused on resources and efficiency considering the results and their impact on social systems in general.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Política Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5103
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abstract SLeite.pdf25,42 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação SLeite.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo SLeite.pdf28,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.