Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5079
Título: Impactos da educaçãona pobreza e na privação material das famílias em Portugal
Autor: Neves, Susana Paula Pereira de Faria das
Orientador: Rodrigues, Carlos Farinha
Palavras-chave: Pobreza
Privação Material
Educação
Poverty
Material Deprivation
Education
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Neves, Susana Paula Pereira de Faria das. 2012. "Impactos da educaçãona pobreza e na privação material das famílias em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central analisar os impactos da educação na pobreza e na privação material das famílias em Portugal, evidenciando os canais através dos quais esses impactos se processam. Para tal, utilizaram-se os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), de 2010, do Instituto Nacional de Estatística (INE), a fonte oficial de estatísticas sobre a distribuição do rendimento, as condições de vida, a definição da linha de pobreza e para a estimação da taxa de pobreza. Seguindo a literatura relativa à natureza multidimensional da pobreza, iniciada por Sen, os principais referenciais teóricos desta problemática foram abordados numa tripla perspetiva: colocando os retornos monetários (rendimento) e não monetários (privação material) no centro da equação da relação entre educação e pobreza; discutindo a importância do contexto familiar na mobilidade intergeracional; sublinhando a importância de uma perspetiva multidimensional da pobreza. Discutiu-se também a relevância dos indicadores de pobreza e exclusão social definidos no âmbito da Estratégia Europeia 2020. Os resultados obtidos confirmam a heterogeneidade do efeito da educação nos diferentes percentis da distribuição do rendimento, assim como a existência de impactos negativos e crescentes da educação na probabilidade de risco de pobreza e privação material, à medida que aumenta a escolaridade dos indivíduos. OS elevados retornos da educação no mercado de trabalho, extensivos aos níveis de rendimento aquando da reforma, a transmissão intergeracional da educação e a prevalência de homogeneidade escolar no seio dos agregados domésticos constituem os principais canais de transmissão da educação na pobreza e na privação material em Portugal.
The present thesis aims to analyze the impact of education on poverty and material deprivation of households in Portugal, highlighting the channels through which these impacts are processed. To this end, we used data from the Survey on Income and Living Conditions – EU-SILC, 2010, from Statistics Portugal, the official source in Portugal of statistical data on income distribution, living conditions, the definition of the poverty line and estimations of the poverty rate. In line with current literature about the multidimensional nature of poverty, started by Sen, the main theoretical issues are addressed from a triple perspective: putting monetary returns (income) and non-monetary (material deprivation) in the center of the equation of the relationship between education and poverty; discussing the importance of family context in intergenerational mobility; and underlining the importance of a multidimensional perspective of poverty. The relevance of the indicators on poverty and social exclusion defined under the European Strategy 2020 are equally discussed. The results confirm the heterogeneity of the effect of education on the different percentiles of the income distribution, as well as the existence of an increase in the negative impacts of education on the probability of poverty risk and material deprivation, as educational attainment increases. The high returns to education in the labor market, the intergenerational transmission of education and the prevalence of school homogeneity within households are the main transmission channels of education on poverty and material deprivation in Portugal.
Descrição: Mestrado em Eeconomia e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5079
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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