Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5043
Título: A influência da liderança na motivação dos professores num agrupamento de escolas TEIP
Autor: Cruz, Maria Guilhermina Tavares Morgado da
Orientador: Soares, Isabel
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Territórios educativos
Intervenção prioritária
Leadership
Motivation
Programme of Intervention
Educational Territories
Data de Defesa: 29-Nov-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Este estudo analisa de que forma o tipo de liderança afeta a motivação dos professores, num agrupamento de escolas integrado num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Deste modo, o trabalho que agora apresentamos visa ser, por um lado pioneiro no que toca aos estudos de escolas TEIP e, por outro incrementar estudos sobre a influência da liderança no desempenho docente. O Agrupamento de Escolas José Saramago (AEJS), como organização educativa que é, tem características próprias, distinguindo-se pela dinâmica inerente ao projeto da qual faz parte, o Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Os professores são uma mais-valia para o sucesso deste projeto, que é o programa TEIP, pelo que é necessário integrá-los e motivá-los convenientemente e de forma entusiasta. Eles precisam de sentir que fazem parte desta organização e que devem participar como peças conducentes ao sucesso. Assim, considerando que a liderança e a motivação são aspetos essenciais para alcançar o sucesso, levando todos os elementos da organização a cumprir os seus objetivos, pretendemos com este estudo verificar qual o estilo de liderança da Diretora do AEJS e de que forma o mesmo influencia a motivação dos seus professores.
It is our aim to analyse in which ways different types of leadership affect teacher’s motivation in schools that have a special educational programme: Priority Programme of Intervention in Educational Territories. Firstly, the work now presented is intended to pioneer studies which involve schools with special programmes as mentioned before and secondly, we intend to develop studies related to the influence of leadership on teacher performance. The José Saramago school (AEJS) is an educational organization which consists of a group of schools that has specific characteristics and is different from other schools because of the dynamics of the educational Programme of Intervention in Educational Territories. Teachers are a valuable asset for the success of this programme, so it is necessary to integrate them and motivate them adequately. They must have a sense of belonging and they should participate as part of a process which intends to achieve success. Thus, it is considered that leadership and motivation are essential aspects to this success, and that this goal is only possible by taking into account all elements of the organization.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5043
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
abstract.pdf265,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa_dissertacao.pdf257,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
dissertacao_final.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir
resumo.pdf224,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.