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Título: Gestão pela qualidade total nas organizações desportivas : estudo de caso em centro de formação de atletas para o futebol
Autor: Souto, Jean Jarrier Medeiros
Orientador: Claudino, Rui Jorge Bértolo Lara Madeira
Palavras-chave: Gestão do desporto
Gestão da qualidade total
Organização desportiva
Data de Defesa: 2012
Citação: Souto, Jean Jarrier M. (2012) - Gestão pela qualidade total nas organizações desportivas : estudo de caso em centro de formação de atletas para o futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O desenvolvimento da economia e o crescimento do poder aquisitivo de uma parcela da população brasileira abriu um cenário de grande competição no mercado. Com os grandes eventos desportivos, maior diversificação de produtos e serviços, a concorrência externa e a maior consciência do consumidor, o setor desportivo precisa estar cada vez mais alinhado com os requisitos da qualidade. Ser economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa é a proposta para as Organizações Desportivas se integrarem ao modelo de desenvolvimento sustentável. Gestão da qualidade é um conceito muito utilizado no meio industrial e ganha espaço no segmento do desporto como uma questão intemporal, parte dos valores do ser humano desde a família. Torna-se tema essencial no ambiente da gestão do desporto onde fidelizar e conquistar novos mercados é questão crucial para o sucesso das organizações. Conhecer se a busca pela excelência em organizações desportivas tem como consequência a criação de valor na sua base de ativos (patrocinadores, governo, federações desportivas, sócios e famílias) é a proposta deste trabalho. A construção de valor da marca através da gestão da qualidade em seus processos possui como reconhecida ferramenta as normas internacionais de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho. Analisar a gestão da qualidade total no Centro de Formação de Atletas através das normas brasileiras da série ISO e OHSAS é o objetivo deste estudo de caso, saber a situação atual. O método utilizado foi de entrevista semiestruturada com representante da direção, seguida de visita às instalações. Conclui-se que na ausência de Sistema de Gestão implementado ou certificado, a opção estratégica pela gestão da qualidade nas organizações desportivas é presente e atraiu novos parceiros comerciais, abriu o mercado global e trouxe importantes parcerias com o governo. Com base nesta análise é apresentado modelo de relatório de auditoria interna capaz de auxiliar o processo de introdução do Sistema de Gestão da Qualidade através do autodiagnóstico e da análise da concorrência.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5042
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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