Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5038
Título: Investimentos portugueses no Brasil: o caso das pequenas e médias empresas
Autor: Nunes, Filipa Moreira
Orientador: Costa, Carla Guapo
Palavras-chave: Internacionalização
PME
IDE
Distância psíquica
Distância cultural
Internationalization
FDI
SMEs
Psychic distance
Cultural distance
Data de Defesa: 29-Out-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Este estudo pretende contribuir para a análise do fenómeno crescente da internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) a nível global e, em especial, em Portugal. Assim, focamo-nos na análise dos investimentos realizados pelas PME portuguesas no Brasil entre 1996 e 2001 à luz dos quadros teóricos existentes do Investimento Directo Estrangeiro (IDE). Os estudos disponíveis até à data centram-se, essencialmente, nas grandes empresas portuguesas que escolheram o Brasil como destino preferencial de internacionalização, negligenciando os casos das PME que também estiveram presentes nesse processo. Concluímos que os quadros teóricos existentes sobre o IDE, apesar de não terem sido desenvolvidos para explicar a internacionalização das PME, contêm elementos comuns que podem ser úteis para a formação de um quadro teórico que tenha em conta as idiossincrasias das PME. Abordamos também a importância dos factores não económicos na internacionalização, nomeadamente os culturais que têm ganho força explicativa com os conceitos de distância psíquica e da distância cultural, particularmente no caso das PME. Esta questão ganha especial importância com a internacionalização a tornar-se global e quando, os países partilham laços históricos e culturais como é o caso de Portugal e do Brasil.
This study aims to contribute to the analysis of the growing phenomenon of internationalization of Small and Medium Enterprises (SMEs) at the global level and particularly in Portugal. Thus, we focus on the analysis of investments by Portuguese SMEs in Brazil between 1996 and 2001 in the light of existing theoretical frameworks of Foreign Direct Investment (FDI). The available studies to date focus mainly on large Portuguese companies that have chosen Brazil as the preferred destination for internationalization neglecting the cases of SMEs that were also present in this process. We conclude that existing theoretical frameworks on FDI, despite not having been developed to explain the internationalization of SMEs, contain common elements that may be useful to form a theoretical framework that takes into account the idiosyncrasies of SMEs. We address the importance of non-economic factors in internationalization namely the cultural that have gain explanatory power with the development of the concepts of psychic distance and cultural distance, particularly for SMEs. This issue is of particular importance with internationalization to become global and when countries share historical and cultural ties as is the case of Portugal and Brazil.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Especialização em Internacionalização da Empresa
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5038
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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