Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5030
Título: O papel do técnico de serviço social no programa intervenção precoce na infância da fundação LIGA
Autor: Medeiros, Maria da Conceição Soares
Orientador: Pinto, Paula Campos
Palavras-chave: Deficiência
Infância
Intervenção precoce
Família
Serviço social
Empowerment
Disability
Childhood
Early intervention
Family
Social work
Empowerment
Data de Defesa: 27-Set-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O presente relatório tem como objetivo primordial descrever e refletir sobre a atividade profissional por nós desenvolvida desde Maio de 2002, enquanto Técnicos de Serviço Social no Programa Intervenção Precoce na Infância da Fundação LIGA. A referida descrição e reflexão será enquadrada ao nível conceptual através da análise da evolução dos modelos sobre Deficiência/incapacidade e Intervenção Precoce sendo posteriormente enfatizado o papel do Técnico de Serviço Social num Programa de IP, na medida em que ele se encontra numa posição privilegiada para promover um conjunto de serviços e apoios, diretos e indiretos, às famílias e à criança. Ao realizar uma reflexão sobre a nossa intervenção pretendemos o aprofundamento e aperfeiçoamento dos conhecimentos e das práticas profissionais, com vista à melhoria contínua do nosso desempenho e desenvolvimento de competências enquanto técnicos. Na realidade, a intervenção com famílias de crianças em situação de deficiência acontece numa fase em que o suporte social se reveste de particular importância, devendo os apoios ser providenciados atempadamente com vista a garantir a funcionalidade e bem-estar da criança e da sua família.
This report aims to describe and reflect about our professional activity since May 2002 as a Social Worker in Fundação LIGA Early Childhood Intervention Program. Such description and reflection will be framed, at the conceptual level, by an analyzis of the evolution of disability and early intervention models, as well as an emphasis on the role of the Social Worker in an Early Intervention Program, given that this professional is in a privileged position to promote a set of services and supports, both direct and indirect, to families and children. With this description and reflection about our intervention and role we intend to improve our knowledge and professional practice in order to ensure a continuous improvement of our performance and development of our technical skills. In fact, the intervention with families of disabled children happens at a time when social support is particularly important and should be provided as soon as possible in order to ensure the well-being and functionality of both the child and the family.
Descrição: Relatório Profissional de Mestrado em Política Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5030
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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