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Título: Avaliação da utilização de celebridades no setor bancário
Autor: Valadar, Fábio André da Costa
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Celebridades
Brand Equity
Lealdade
Qualidade Percebida
Associações à Marca
Notoriedade da Marca
Celebrities
Brand Equity
Loyalty
Perceived Quality
Brand Associations
Brand Awareness
Data de Defesa: Set-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Valadar, Fábio André da Costa. 2012. "Avaliação da utilização de celebridades no setor bancário". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O marketing tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas. A indústria bancária não é alheia a esta problemática, pelo que, nos últimos anos, a gestão do marketing bancário assumiu um papel importante e de relevo. Com esta nova abordagem, passou a ser frequente a adoção de estratégias de marketing, sendo que a mais frequente e visível, é a utilização de celebridades para as campanhas de marketing das mais variadas instituições bancárias. Neste contexto, o presente estudo pretendeu percecionar os fatores explicativos da relação entre as celebridades e os bancos tendo, para o efeito, aplicado o modelo conceptual de David Aaker, de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões, lealdade à marca, qualidade percebida, associações da marca e notoriedade da marca. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário, respondido por uma amostra de conveniência. Os resultados obtidos revelam que esse relacionamento, é suportado pela categoria das Associações à Marca. De salientar que a lealdade à marca assume, no presente estudo, um peso negativo como fator determinante do relacionamento entre celebridades e bancos, sendo o fator mais importante do modelo.
Nowadays, marketing plays a fundamental role in business management. This issue is well known to the banking industry and that is why, for the last couple of years, bank marketing management became extremely relevant. With this new approach, it became more frequent the introduction of marketing strategies, being one of the most common and prominent the use of celebrities in several financial institutions marketing campaigns. Within this context, the following study seeks to perceive the explanatory factors of the correlation between celebrities and banks, applying David Aaker’s conceptual mode in order to investigate the relation of the brand equity with its dimension, brand loyalty, quality, association and awareness. To test the importance of Aarker’s model, we opted for a quantitative methodology, for which we developed a questionnaire, answered by a convenience sample. The results showed that the correlation is supported by the Brand Association category. We point out that the loyalty to the brand has a negative impact as a determinant factor in the correlation between celebrities and banks, being Aaker’s model most important category, being David Aaker’s model most important category.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5023
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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