Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5020
Título: A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula
Autor: Ferreira, Luís Manuel Silva
Orientador: Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Palavras-chave: Alunos
Atitudes
Deficiência visual
Educação especial
Ensino regular
Escolas de referência
Inclusão
Professores
Sala de aula
Turmas
Data de Defesa: 2012
Citação: Ferreira, Luís (2012) - A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: A escola inclusiva é aquela em que todos os alunos têm o direito de a frequentar em situação de equidade. Este estudo exploratório pretendeu analisar as atitudes dos professores relativamente à inclusão de alunos com deficiência visual (DV) na sala de aula, a aquisição das suas competências sociais e académicas e a atitude em relação às competências do professor. Foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 114 professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário: 72 participantes lecionavam em escolas de referência e 42 davam aulas em escolas de não referência. 39.5% dos professores foram favoráveis à inclusão permanente do aluno com DV na sala de aula, 71.9% optou pela inclusão em algumas aulas, tendo as restantes na sala de educação especial. Dos participantes 73.7% demonstraram ter atitudes positivas em relação à aquisição das competências sociais do aluno com DV, 33.7% consideraram igualmente importantes as competências do professor, 29.9% concordaram com as competências académicas. Lecionar ou não numa escola de referência para alunos com DV parece ter influenciado as respostas em relação às competências sociais e às competências do professor, tal como o nível de ensino e o tempo de serviço dos docentes.
Descrição: Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5020
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese definitiva.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.