Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5013
Título: Estudo do impacto da prematuridade, peso gestacional e outros fatores no desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar
Autor: Santos, Paula Sofia Pinto dos
Orientador: Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Factores de risco
Idade pré-escolar
Peabody developmental motor scales-2
Peso gestacional
Prematuridade
Data de Defesa: 2012
Citação: Santos, Paula (2012) - Estudo do impacto da prematuridade, peso gestacional e outros fatores no desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Com o avanço do conhecimento na área da Neonatologia nas últimas décadas, a sobrevida de recém-nascidos prematuros e com muito baixo peso tem aumentando. No entanto, este fenómeno pode trazer repercussões negativas no desenvolvimento psicomotor destas crianças. O presente estudo visa contribuir para o conhecimento sobre o desenvolvimento motor de crianças prematuras, assim como do impacto que a prematuridade, o peso gestacional e alguns fatores ambientais podem exercer nesse desenvolvimento. Neste estudo participaram 45 crianças prematuras e 43 crianças de termo em idade pré-escolar. Como instrumentos de avaliação recorreu-se à Peabody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2), Escala de Graffar e a uma Ficha de Caracterização da Criança e da Família. Os resultados mostraram que na generalidade as crianças prematuras apresentam um desenvolvimento motor dentro dos parâmetros considerados normais para a idade cronológica, embora os valores médios obtidos em cada habilidade motora tenham sido sempre inferiores aos das crianças de termo. Em concordância com os outros estudos, a idade e o peso gestacional foram fatores que demonstraram uma associação significativa com o desenvolvimento motor das crianças prematuras. Alguns fatores sociodemográficos e do contexto familiar também demonstraram exercer influência nesta área do desenvolvimento. Estes resultados evidenciam o impacto da prematuridade e baixo peso gestacional no desenvolvimento motor e ressaltam a importância da monitorização do desenvolvimento destas crianças, incentivando a criação de programas de despiste e intervenção precoce, uma vez que parte destas crianças apenas evidencia problemas de desenvolvimento e aprendizagem durante a idade escolar.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5013
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_PaulaSantos_DM_prematuros_Mestrado RPM.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.