Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5012
Título: Intervenção psicomotora com crianças com perturbação do espectro do autismo : Centro de recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa
Autor: Maria, Inês Tecedeiro Rodrigues
Orientador: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Palavras-chave: Associação portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e autismo
Avaliação psicomotora
Centro de recursos para a inclusão
Intervenção psicomotora
Observação do perfil psicomotor e comportamental
Data: 2012
Citação: Maria, Inês Tecedeiro Rodrigues (2012) - Intervenção psicomotora com crianças com perturbação do espectro do autismo : Centro de recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Na intervenção psicomotora, o corpo é utilizado como recurso para promover a empatia e a comunicação, sendo o jogo uma ferramenta essencial de intervenção para promover o desenvolvimento global da criança. As crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, apresentando limitações a nível comunicativo, social, nos comportamentos e interesses, que se caracterizam pelo seu caráter restrito e repetitivo, bem como a nível sensorial e motor, podem beneficiar de uma intervenção psicomotora. O presente relatório descreve o trabalho de estágio desenvolvido no Centro de Recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, com crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo em escolas de ensino regular (1º, 2º e 3º ciclos). Este relatório inclui uma revisão teórica atual relativa às Perturbações do Espectro do Autismo, o enquadramento institucional e legal do estágio e a descrição de seis estudos de caso de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, que beneficiaram de intervenção psicomotora, de caráter individual, sendo descrito todo o processo de avaliação, estabelecimento de objetivos, planeamento e intervenção. Da referida intervenção, que decorreu entre janeiro e junho de 2012, foi possível constatar melhorias a nível psicomotor e a nível comportamental, nos casos apresentados.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5012
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Inês Maria 2012.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.