Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4976
Título: Heurística greedy sequencial para definição de frequências e rotas : aplicação a um problema real de transporte fluvial
Autor: Tavares, Ricardo José Deitado
Orientador: Pato, Margarida Vaz
Palavras-chave: transporte fluvial de passageiros
planeamento tático
frequências e rotas
heurística greedy sequencial
Data de Defesa: Jan-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Tavares, Ricardo José Deitado. 2012. "Heurística greedy sequencial para definição de frequências e rotas : aplicação a um problema real de transporte fluvial". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os problemas de transporte e de redes são estudados há centenas de anos, tendo despertado a atenção de pesquisadores para a investigação operacional. Contudo, rapidamente se veio a perceber que os problemas de transporte facilmente assumem uma grande complexidade dada a quantidade de variáveis e hipóteses que são necessárias considerar para a sua formalização, tornando frequentemente imprescindível o recurso a heurísticas para a sua resolução. No caso estudado neste projeto, o problema passa pela determinação das rotas e frequências de um serviço de transporte público fluvial de passageiros. São brevemente apresentadas algumas metodologias para problemas de transporte similares, contudo os respetivos autores desenvolveram métodos de resolução que não são passíveis de aplicabilidade direta ao problema de transporte fluvial analisado. Assim, apresenta-se uma heurística greedy sequencial desenvolvida no âmbito deste projeto para a determinação de rotas e frequências. A heurística é baseada num modelo simples de programação linear binária. A heurística greedy sequencial foi aplicada ao problema obtido a partir de dados reais de uma empresa da região de Grande Lisboa e Vale do Tejo de transporte fluvial de passageiros. Os resultados retirados da experiência computacional são comparados com os valores reais.
Transport and network design problems have been studied for hundreds of years, having attracted attention to the study of operations research. However, transport problems can frequently assume a great complexity, given the amount of variables and assumptions that are necessary for their formalization, thus demanding the use of heuristics. In the case studied in this project, the problem calls for allocating routes and calculating frequencies for a public ferry passenger service. Some methodologies to tackle similar transportation problems are briefly presented, however the solution methods developed by the different authors are not directly adapted to the above mentioned public ferry transportation problem. Thus, we present a new sequential greedy heuristic developed for this project to determine routes and frequencies. The heuristic is based on a simple binary linear programming model. The sequential greedy heuristic was applied to the public ferry transportation problem with 5 data obtained from a real company in the region of Grande Lisboa e Vale do Tejo that offers passenger transport by public ferries. The results from the computational experience are compared with the actual figures.
Descrição: Mestrado em Decisão Económica Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4976
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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