Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4957
Título: A media social e as empresas : a relação entre O Boticário e a blogosfera
Autor: Santos, Filipa Morgado dos
Orientador: Pedron, Cristiane
Palavras-chave: Media Social
Blogosfera
Blogues
Estudo de Caso
Co-criação de Conteúdo com o utilizador
Social Media
Blogosphere
Blogs
Case Study
User-Generated Content
Data de Defesa: Jun-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Santos, Filipa Morgado dos. 2012. "A media social e as empresas : a relação entre O Boticário e a blogosfera". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com a emergência da Media Social, tanto a estratégia, como a forma de comunicar com o consumidor, têm vindo a modificar-se. A qualidade da co-criação de conteúdo depende diretamente das infra-estruturas criadas para a interacção entre as empresas e os consumidores, uma vez que, só assim, o indivíduo irá contribuir de forma efetiva, através da construção e personalização de experiências. Este estudo de caso, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender como é gerida a relação entre O Boticário e a Blogosfera. Os dados para o desenvolvimento do estudo foram obtidos através da realização de entrevistas, análise documental e observação direta, e submetidos posteriormente a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de um projeto que tenha como base critérios claros e definidos, que procure iniciar e aprofundar uma relação entre uma marca e determinados bloggers considerados importantes para a mesma, faz com que a empresa se consiga aproximar do seu público-alvo.
Following Social Media’s growth, not only strategy, but also the communication itself with the consumer, has suffered several changes. The interfaces created for such communication have a major influence on the quality of the information created conjointly, once only that way it is possible for the individual to effectively contribute with its own experience and feedback. This specific case study describes and explores the relation between O Boticário and the Blogosphere, but also thoroughly studies its management. Data for this study was gathered through interviews with stakeholders from both sides, literature analysis and direct observation. Results obtained demonstrate that a project based on clear criteria, looking to initiate and strengthen the relation between the company/brand and certain key bloggers have a successful effect on the relation with its target consumer.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4957
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-FMS-2012.pdf841,47 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.