Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4946
Título: Fatores que influenciam o desempenho dos candidatos a condutor nos exames de condução
Autor: Paulino, Susana Margarida Romão Ferreira Soares
Orientador: Pinto, Ricardo Ramos
Palavras-chave: Aprendizagem
Avaliação
Desempenho
Condução
Regulação
Learning process
Evaluation
Performance
Driving
Regulation
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Este trabalho parte da análise do acervo de dados disponíveis na entidade reguladora do sector do ensino e avaliação de condutores para investigar alguns dos fatores que podem influenciar o desempenho dos candidatos a condutor nas provas do exame de condução. Utilizando parte das variáveis disponíveis nas aplicações informáticas da entidade reguladora, caracteriza-se o sistema de avaliação da condução na perspetiva do candidato a condutor, da escola de condução e do centro de exames. Mediante o resultado da caracterização de todos os candidatos a condutor, analisam-se os processos de aprendizagem completos que permitem a condução de automóveis ligeiros de passageiros (categoria B), ou seja, analisam-se os processos onde se verifique o registo de início de aprendizagem e aprovação na prova teórica e na prova prática do exame, de modo a estudar a influência dos fatores idade, género, local de residência e localização da escola de condução. Explora-se, também, a diferença de resultados médios das provas teóricas e das provas práticas, ao nível das escolas de condução e dos distritos de Portugal continental e identificam-se as situações de candidatos a condutor que repetem várias vezes as provas de exame, avançando-se com o valor de repetições que poderá ser considerado crítico.
This study characterizes the Portuguese Driving School industry and investigates the determinants of student performance on both the theory and practical driving exams. The study makes use of detailed school, exam center and student information available to the regulator to not only characterize the industry as a whole but also to show to what extent factors such as age, gender, and other student- and school-level demographics help to explain differences in exam performance (as measured by pass or fail) among students. Several policy implications of the findings – including a discussion of actions that a regulator might consider for students/schools with poor success rates – are discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4946
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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