Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4717
Título: Os cinco sentidos através do vestuário
Autor: Ponte, Simone de Fátima Martins
Orientador: Sachetti, Maria José Meles Ferraz
Palavras-chave: Percepção do espaço
Contemporâneo
Espaço social
Saúde física e psiquica
Fashion
Senses
Sensory stimulation
Percepting and clothing
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: PONTE, Simone de Fátima Martins - Os cinco sentidos através do vestuário. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado
Resumo: Visão, paladar, audição, tacto e olfacto, cada um dos cinco sentidos é um luxo em si mesmo, insubstituível. O projecto prático “Os cinco sentidos através do vestuário” analisa e observa como o vestuário estimula os cinco sentidos humanos através dos materiais têxteis e não têxteis, da silhueta, da forma e da cor. As peças de vestuário elaboradas, são criadas para estimular cada sentido através do design de moda. Os nossos sentidos são o ponto-chave para um bom design de moda: visualmente a cor que chama a atenção, a forma que é fabulosa e extravagante; tactilmente, a suavidade, a frescura ou a agressividade das texturas dos tecidos; o olfacto que nos faz identificar odores característicos nos tecidos; a audição que nos permite reconhecer as ondas sonoras transmitidas por certos tecidos e o paladar que nos poderá fazer degustar uma peça de vestuário. O ser humano percebe o mundo através dos seus cinco sentidos. Quando a informação chega ao nosso cérebro através dos sentidos, atribuímos-lhe uma interpretação e sentido, e um afecto de valência positiva (pode atingir o prazer) ou de valência negativa (pode atingir a dor).
ABSTRACT - Vision, taste, hearing, touch, smell, each of the five senses is a luxury in itself, irreplaceable. The experimental study "Five senses through clothing", analyses how clothing stimulates the five human senses through the textile and other materials, silhouette, shape and color. The produced garments are designed to stimulate each sense. Our senses are the key to a good fashion design, visual color that draws attention, the form that fabulous and extravagant, the that is touch soft or fresh or the aggressiveness of the textures of some fabrics, the smell that makes us identify odors typical in the tissues, the hearing that allows us to recognize the sound waves transmitted by certain tissues and taste that allow us taste a piece of clothing. Human beings perceive the world through their five senses. When the information reaches the brain through the senses, we give a detailed interpretation and meaning, and assigned a positive valence (can achieve pleasure) or negative valence (can reach the pain).
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Moda
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4717
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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