Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4699
Título: Entre o lugar e a rede. Permeabilidades na frente urbana de Belém
Autor: Simões, Vanessa Eliana Bravo Ferreira
Orientador: Cavaco, Cristina Soares Ribeiro Gomes
Palavras-chave: Permibialidade
Infraestrutura
Limites
Fronteiras
Barreiras
Porosidade
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: SIMÕES, Vanessa Eliana Bravo Ferreira - Entre o lugar e a rede. Permeabilidades na frente urbana de Belém. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.
Resumo: A cidade contemporânea é suportada por uma densidade e diversidade de redes progressivamente mais complexas. A sua expansão quase ilimitada pelo território permite-lhes interligar formas fisicamente distantes rompendo com as relações de proximidade existentes. Paradoxalmente, são as mesmas estruturas topológicas que, ao ligarem lugares, acabam por separar outros. As infra-estruturas são a manifestação física das redes no território. A ruptura que geram no construído, fazem delas os limites invisíveis da cidade contemporânea, como foram as muralhas da cidade tradicional, ao diferenciarem margens dentro da continuidade do espaço. As noções de permeabilidade e de porosidade dos tecidos urbanos abordadas neste trabalho procuram transformar as barreiras impostas pelas infra-estruturas em fronteiras que permitam a interacção das diferenças e a coesão entre as margens. A proposta apresentada na frente ribeirinha de Belém aplica a ideia da cidade atravessável ao promover a permeabilidade transversal da infraestrutura ferroviária que separa actualmente a cidade e a margem rio. ‘Entre o Lugar e a Rede’ procura estimular projectos nas escalas arquitectónica e urbana no sentido de ‘absorver’ as infra-estruturas no tecido construído
ABSTRACT - The contemporary city is supported by a density and diversity of increasingly complex networks. Its almost unlimited expansion through the territory allows them to connect physically distant forms breaking with the existing close relations. Paradoxically, the same topological structures that connect the places end up separating others. The infrastructure is the physical manifestation of the networks in the territory. The break built in to generate, makes them invisible boundaries of the contemporary city, as were the walls of the traditional city, the banks differentiate within the continuity of space. The notions of permeability and porosity of the urban fabric addressed in this paper seek to transform the barriers imposed by the infrastructure at borders which enable interaction and cohesion of the differences between the margins. The proposal on the riverfront of Belem applies the idea of cross city by promoting the traversable permeability of the railway infrastructure that currently separates the town and the riverside. 'Between Network and Place' seeks to encourage projects in urban and architectural scales in order to 'absorb' the infrastructure built into the fabric.
Descrição: Tese de Mestrado emArquitectura com a especialização em Arquitectura
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4699
Aparece nas colecções:DPAUD - Tese de Mestrado / Master Thesis

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