Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4673
Título: Desmaterialização na administração pública
Autor: Proença, Maria Luísa Lambelho
Orientador: Monteiro, Maria Helena
Palavras-chave: Administração Pública electrónica
Governo electrónico
Desmaterialização
Interoperabilidade
Planeamento e gestão de projecto
Gestão da mudança
Electronic Public Administration
e-gov
Dematerialization
Interoperability
Project planning and management
Change managemen
Data de Defesa: 12-Jul-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: As organizações da Administração Pública enfrentam grandes desafios, com vista à concretização dos objectivos de uma Administração Pública electrónica mais competente, mais leve, mais eficiente e mais eficaz, nos serviços que presta ao cidadão e empresas. As mudanças que lhe são induzidas pelas políticas públicas em matéria de governo electrónico, obrigam a repensar a forma como se relacionam entre si, como desenvolvem os seus processos internos, com que pessoas e com que competências. A desmaterialização torna-se uma inevitabilidade e ganham relevo os projectos de implementação de soluções tecnológicas transversais de gestão documental, gestão de conteúdos e gestão de processos, bem como as questões relacionadas com o ciclo de vida dos documentos. A complexidade destes projectos requer um planeamento e uma gestão de projecto muito exigentes, de modo a que a organização cumpra os objectivos a que se propôs. Tratando-se de projectos transformacionais, assumem grande relevo os aspectos relacionados com as pessoas e a forma como estas são envolvidas no processo de mudança, de modo a que se comprometam com o objectivo comum, que o projecto visa atingir. A formação, o desenvolvimento e emergência de novas competências facilitam a mudança e contribuem para a aprendizagem individual e colectiva.
Public sector entities face huge challenges, with a view to meet the objectives of a more competent, softer, effective and efficient Public Administration, regarding its services to citizens and firms The change resulting from public policies in the framework of e-gov, oblige to rethink the way organizations interact with one another, the way they perform their processes, with whom and with what kind of competencies. Dematerialization became inevitable and the implementation of transversal document, content and process management systems gain relevance as well as all the issues related to the document lifecycle. The complexity of these projects requires a very strict project planning and management, in order to help the organization to fulfill the established objectives. Assuming that these projects transform the organization, all the matters related to the people become a key aspect to manage. The way people is involved in the change process is decisive to their commitment with the common objective that the project aims to attain. Professional training, as well as the development and emergence of new competencies make the change easier and contribute to individual and collective learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Master in Public Administration na especialidade de Administração da justiça
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4673
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abstract.pdf76,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf76,26 kBAdobe PDFVer/Abrir
Trabalho de projecto.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.