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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4612

Título: A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
Autor: Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
Orientador: Serra, Fernando Humberto
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas
Policy learning
Abandono escolar precoce
Implementação de políticas públicas
PIEF
Políticas educativas
Public policies evaluation
Policy learning
Early school leaving
Policies implementation
PIEF
Educational policies
Issue Date: 29-Jun-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Em Janeiro de dois mil e onze a comissão europeia propôs, através de uma proposta de recomendação aos estados europeus, que os estados adoptassem políticas de prevenção de um fenómeno que apesar de ter vindo a diminuir ainda apresenta, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados. Os governos sucessivos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas segundo Grilo (2010) os programas acima citados deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expectativas e vivências experienciadas. Desta forma, procederemos à caracterização da organização escola, na sua relação triangular ESCOLA-ESTADO-MERCADO, reportando à missão principal da escola, tentando responder às perguntas: PARA QUEM? O QUÊ? COMO? QUANDO? COM QUEM? PARA QUÊ? (Cardim, 2010) e tentar explicar as causas do fenómeno do abandono escolar através do processo de formulação das políticas públicas, contextualizadas no contexto da união europeia. Centralizaremos o nosso estudo numa organização específica e num curso específico PIEF que segundo Bilhim (2006) são constituídas por grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem, entre elas, relações de cooperação (...) que exigem a coordenação formal de acções e que se caracterizam pela prossecução de metas e numa política pública no combate ao abandono escolar. Tentaremos traçar o perfil da organização, dos seus aprendentes e das suas trajectórias e percursos escolares numa perspectiva diacrónica, no seio das políticas da administração pública.
In January two-thousand and eleven, the European commission launched a proposal to member states in order to adopt policies, strategies in order to prevent early school leaving. Despite the fact the numbers are decreasing, in some countries like Portugal and Malta the numbers are still high and subject to some concern. Governments have been promoting nation programs in order to tackle the issue of early school leaving but according to Grilo (2010) the programs/the policies need to be done at a local level, involving those in the filed (street level bureaucrats) having in mind the community and the environment. Nonetheless and according to latest statistics students tend to stay more time at school with courses that meet students’ needs. This way, we will proceed to the study of school as an organization in its triangular form SCHOOL-STATE-LABOUR MARKET, reporting to the main mission of the school trying to answer the questions: TO WHOM? WHAT? HOW? WHEN? WITH WHOM? WHAT FOR? (Cardim, 2010) and try to explain the causes that lead to early school leaving through the formulation of public policies within the European union This study will take place in a specific organization within a specific course PIEF that according to Bilhim (2006) are constituted by a group of two or three people, that establish different relations (...) that demand full formal coordination of joint actions, characterize by attaining goals as far as the object of this study is concerned. We will try to trace the the vision the organization, of its clients (students, parents) ) within public administration.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4612
Appears in Collections:BISCSP – Teses de mestrado

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