Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4611
Título: A influência das políticas educativas dos governos de proximidade na qualificação da população
Autor: Sanchez, Paula Maria da Silva
Orientador: Costa, Carla Guapo
Palavras-chave: Municípios
Educação de proximidade
Ensino
Nova governação
Capital humano
Óbidos
Sesimbra
Municipalities
Poximity education
Education
New governance
Human capital
Óbidos
Sesimbra
Data de Defesa: 26-Jun-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: No nosso estudo, procuraremos aferir sobre a influência que as políticas municipais podem desempenhar para aumentar o rácio de qualificação da população do seu território. A nossa pesquisa, numa lógica de observação não participante, incidirá sobre as atribuições e competências dos governos de proximidade, no caso nos Municípios de Óbidos e de Sesimbra. Nas sociedades atuais, os municípios desempenham uma importância crescente no desenvolvimento endógeno dos territórios, intervindo em aspetos essenciais para o bem-estar social e para a qualidade de vida das populações, como a educação ou a cultura. No âmbito das atribuições e competências em Educação, os municípios impulsionam políticas públicas capazes de mobilizar as comunidades educativas e influenciar a qualificação da sua população, através de estratégias cada vez mais participadas pelos cidadãos e resultantes de modelos administrativos como a Nova Governação e o Novo Serviço Público.
Survey the probable influence of the municipality police in the increasing ratio of population’s qualifications in its territory, is the purpose of our study. Our research, at the perspective of a non-acting participant, will give particular importance to the attributions and competences of the proximity government, focused at Municipalities of Óbidos and Sesimbra . On nowadays societies, municipalities have an increasing importance in the endogenous development of the territories, acting on essential aspects for the social well-being and for the population quality of life, including as education and culture. On the scope of Educational tasks and competences, local authorities push forward public policies able to mobilize educational communities and influence its population looking forward better attributes. All that is achieved through strategies more and more participated by citizens as result of administrative models like New Governance and New Public Service.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4611
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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