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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4601

Título: A gestão do conhecimento como alavanca para a inovação : uma perspectiva integrada
Autor: Wane, Raky Martins
Orientador: Santos, Maria João Nicolau dos
Palavras-chave: Factores potenciadores
Práticas de gestão de conhecimento
Ciclo integrado de gestão de conhecimento
Performance inovadora
Knowledge Management Enablers;
Knowledge Management Practices
Integrated Knowledge Management Cycle
Innovative Performance
Issue Date: Sep-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Wane, Raky Martins. 2011. "A gestão do conhecimento como alavanca para a inovação : uma perspectiva integrada". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Existe, hoje, um alargado consenso de que a performance inovadora das empresas depende, em grande medida, da sua habilidade para gerir o conhecimento. Investigações anteriores revelam que a gestão de conhecimento (GC) é uma importante alavanca para os processos de inovação. No entanto, poucos foram os estudos que adoptaram modelos integrados para analisar este fenómeno. Este estudo apresenta uma proposta de investigação que permita estudar a relação entre GC e inovação, a partir de uma perspectiva integrada. A investigação promove a necessidade de uma integração coerente dos conceitos de GC, inovação e alguns conceitos relacionados (e.g. cultura organizacional), sublinhando-se as interacções entre práticas de GC, performance inovadora e factores de contexto. Para tal, foi construído um modelo de análise que permite investigar as relações entre estes factores. No sentido de estabelecer as bases para futuras investigações empíricas foram igualmente apresentados a matriz de investigação, o inquérito por questionário e as hipóteses orientadoras da investigação. Espera-se que as principais conclusões extraídas desta investigação possam ser o ponto de partida para estudos posteriores que pretendam analisar de que forma a GC pode alavancar a inovação nas empresas.
There is now a broad consensus that innovative capacities of companies to a great extent depend on their effectiveness in dealing with knowledge. Earlier research findings have already demonstrated that knowledge management (KM) provides an important tool for enhancing innovation processes. However, very few research studies have adopted integrative models to analyze these phenomena. This study presents a research project for the study of relationship between KM and innovation, based upon an integrative perspective. The research promotes the need for a coherent integration amongst KM, innovation and some related concepts (e.g. organizational culture), highlighting the interactions between KM practices, innovative performance, and KM enablers. For this purpose, an analytical model is built enabling research of the relationships between these factors. In addition to establish the foundations for the required empirical research the study also presents a research matrix, a questionnaire, and a set of hypotheses which will guide further research. It is expected that general conclusions drawn from this research may be a stepping stone for further studies aiming to understand how organizations can leverage KM for innovation.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4601
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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