Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4541
Título: Uma análise econométrica sobre o impacto de uma mudança de treinador no desempenho desportivo de uma equipa de futebol
Autor: Silvestre, José António Velhuco Ciríaco Guerreiro
Orientador: Costa, António da Ascenção
Silva, João Andrade e
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silvestre, José António Velhuco Ciríaco Guerreiro. 2011. "Uma análise econométrica sobre o impacto de uma mudança de treinador no desempenho desportivo de uma equipa de futebol". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente dissertação insere-se na temática da mudança de liderança dentro de uma organização. Em particular é analisado o impacto sobre o desempenho de uma equipa de futebol de uma alteração de treinador a meio de uma época desportiva, fenómeno designado no jargão desportivo por "Chicotada Psicológica". Para tal foram testados modelos econométricos que permitiram explicar o desempenho de uma equipa de futebol, expressa em relação aos pontos conquistados por jogo e à diferença entre golos marcados e sofridos num jogo, verificando a possível existência de diferenciais de desempenho pré e pós mudança de treinador, uma vez isolados os efeitos de outras variáveis de influência. De igual modo, estudam-se os factores que influenciam a probabilidade de ocorrer um despedimento de um treinador, recorrendo-se para tal à estimacão de um modelo do tipo Probit. Também é investigada a existência de uma relação entre a substituição de treinador e um maior apoio dos adeptos à equipa, medida através da semi-elasticidade entre um despedimento de treinador e o número de espectadores presentes num jogo de futebol.
This work focuses on the causes and consequences of the substitution of a football head coach, having its framework related with the broader theme of leadership succession. Econometric models were set up in order to explain a football team on pitch performance, measured as points won per match or, alternatively as the difference between goals scored and goals suffered within a match, testing for the existence of differences in these performance measures before and after a coach change has happened, once other factors are accounted for. The factors influencing the probability of a head coach being fired are also studied, through the estimation of a Probit model. Finally, the existence of a relationship between the substitution of a head coach and a greater level of team support is investigated through the measurement of the semi-elasticity between the head coach firing and the number of spectators attending a given match.
Descrição: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4541
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JAVCGS-2011.pdf359,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.