UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4535

Título: Avaliação da performance organizacional como suporte à tomada de decisão : estudo de caso numa pequena empresa do sector metalomecânico
Autor: Azevedo, Inês Isabel Bentes
Orientador: Soares, José Celestino
Samagaio, António
Palavras-chave: EVA®
Avaliação de Performance
PME
Planeamento e Controlo
Performance Evaluation
SMEs
Planning and Control
Issue Date: Jan-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Azevedo, Inês Isabel Bentes. 2012. "Avaliação da performance organizacional como suporte à tomada de decisão : estudo de caso numa pequena empresa do sector metalomecânico". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho pretende definir um modelo de avaliação da performance organizacional de suporte à tomada de decisão para uma PME com actuação na indústria metalomecânica. Depois de uma breve revisão de literatura sobre o tema, o modelo de avaliação da performance é definido segundo três fases sequenciais: definição do processo de planeamento e controlo; definição de indicadores de performance; construção dos mapas de controlo. Em suma, trata-se de uma aplicação prática do tema avaliação de desempenho de forma adaptada à actividade de uma PME que visou a potenciação da diminuição de desperdícios de recursos, de desvios face aos objectivos, de tempo utilizado em tarefas sem valor acrescentado, e em contrapartida a promoção do alinhamento organizacional e a maximização tanto da eficácia como da eficiência dos processos considerados de valor acrescentado resultando consequentemente na criação de valor para o accionista.
This paper aims to define a model for organizational performance evaluation to support a management decision making for a metalworking SME. After a brief review of the literature on this subject, the performance evaluation model is defined according to three sequential phases: definition of planning and control process, KPIs definition, control charts construction. In short, this work is a practical application of the performance evaluation subject, adapted to the SME business that aimed reducing the waste, deviations from the objectives, spending time on non value added tasks, and in turn promoting the organizational alignment and maximizing both the effectiveness and efficiency of processes considered of value added, resulting in the creation of shareholder value.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4535
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DM-IIBA-2012.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia