Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4529
Título: A Sustentabilidade Financeira e a Gestão do Risco de Crédito no Microcrédito : O Scoring como uma alternativa com valor para a gestão do risco de crédito : uma experiência para Portugal
Autor: Silva, Francisco Leal Gonçalves Barbosa da
Orientador: Santos, Susana
Palavras-chave: Microcrédito
Scoring de Crédito
Sustentabilidade Financeira
Gestão de Risco de Crédito
Microcredit
Credit Scoring
Financial Sustainability
Credit Risk Management
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Francisco Leal Gonçalves Barbosa da. 2011. "A Sustentabilidade Financeira e a Gestão do Risco de Crédito no Microcrédito : O Scoring como uma alternativa com valor para a gestão do risco de crédito : uma experiência para Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O Microcrédito é um fenómeno crescente no Mundo desde os seus primeiros passos na índia e Bangladesh na década de 1970. Afirmou-se como uma alternativa eficaz no combate à pobreza e à exclusão social. No entanto, os seus méritos terão sido de certa forma sobrevalorizados à custa de uma menor preocupação com a eficiência e sustentabilidade financeira. Sugerimos que a sustentabilidade financeira é uma condição sine qua non para promover a capacidade das instituições de Microcrédito servirem mais e mais pobres populações. Dado oseu impacto na sustentabilidade financeira, a gestão do risco de crédito é um factor chave para o sucesso de uma instituição de Microcrédito. Assim, existem alguns mecanismos interessantes, alguns dos quais muito inovadores, que as instituições de Microcrédito encontraram para lidar com o risco de crédito. Um desses mecanismos, já em utilização massiva no crédito convencional, é o Scoring. Acreditamos que a utilização de Scoring no Microcrédito, mesmo tendo em conta os seus custos e pressupostos, pode ser um importante passo para o futuro da indústria, uma vez que promove uma gestão de risco de crédito mais precisa e eficiente e, desse modo, contribui decisivamente para um modelo de negócio mais sustentável.
Descrição: Mestrado em Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4529
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-FLGBS-2011.pdf554,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.