Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4508
Título: Social capital and internet usage: a study in Lisbon
Autor: Neves, Bárbara Andreia Barbosa
Orientador: Bilhim, João
Palavras-chave: Capital social
Internet
Bonding
Bridging
Recursos
Lisboa
Portugal
Social capital
Internet usage
Bonding
Bridging
Resources
Lisbon
Portugal
Data de Defesa: 13-Abr-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Esta tese explora a relação entre capital social e utilização da Internet. Apesar da sua natureza polissémica, o capital social pode ser um conceito central no debate sobre os efeitos da Internet na sociedade: A Internet reforça e complementa o capital social? Ou isola e diminui o capital social? Este estudo investiga esta relação através de três dimensões do capital social, nomeadamente bonding, bridging e recursos. Estas três dimensões são analisadas separadamente e depois combinadas para a constituição da variável capital social. A principal hipótese deste estudo é que o capital social está associado positivamente com a utilização da Internet. Esta investigação baseia-se numa abordagem metodológica mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos. Numa primeira fase, um inquérito é aplicado a uma amostra aleatória estratificada de 417 indivíduos, com mais de 17 anos de idade, residentes em Lisboa. Numa segunda fase, são conduzidas entrevistas semi-estruturadas a 14 dos indivíduos da amostra inicial. Os resultados mostram que o capital social e a utilização da Internet estão positivamente relacionados: os utilizadores mais frequentes de Internet têm maior probabilidade de ter um nível mais elevado de bonding, bridging e de capital social, comparando com os não utilizadores, os utilizadores casuais e os utilizadores moderados. A idade é também um forte preditor, embora de forma negativa: por cada ano de idade há menos probabilidade de se ter um nível elevado de bonding, bridging, recursos, e de capital social.
This thesis explores the relationship between social capital and Internet usage. Despite its polysemic nature, social capital can be a central concept in the debate around the Internet’s effects on society: Is the Internet reinforcing and complementing social capital? Or is it isolating people, and diminishing their social capital? This study examines this relationship through three dimensions of social capital, namely bonding, bridging, and resources. I analyze these dimensions separately and then combine them to create the variable social capital. My main hypothesis is that the individuals’ perceived social capital is positively associated with Internet usage. This research is based on a mixed methods approach, combining quantitative and qualitative research. In a first phase, I surveyed a stratified random sample of 417 participants who lived in Lisbon, Portugal. In a second phase, I conducted follow-up semi-structured interviews with 14 participants. Results show that social capital and Internet usage are positively related: heavy Internet users are more likely to have a high level of bonding, bridging, and of social capital than non-users, light users, and moderate users. Age is also a significant predictor, although negatively: per each year of age, there is a lower probability of having a high level of bonding, bridging, resources, and of social capital.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4508
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abstract.pdf26,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
PhD.pdf7,36 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf33,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.