Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4504
Título: Gestão do desempenho na cultura angolana: condições estruturais, sociais e organizacionais
Autor: Chimonze, Ágata Maria
Orientador: Lopes, Miguel Pereira
Palavras-chave: Cultura angolana
Cultura organizacional
Gestão de desempenho
Gestão de recursos humanos
Angolan culture
Organizational culture
Performance management
Human resource management
Data de Defesa: 12-Abr-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Num mundo multicultural e globalizado é primordial compreender inicialmente os próprios valores culturais e, de seguida, os valores culturais daqueles com os quais temos que colaborar. Porque, a cultura representa a base de valores aceites por uma sociedade, esses valores se refletem nas organizações. Autores como, Hofstede (2003) e Cunha et al., (2004), defendem que os elementos da cultura nacional devem ser considerados pelos gestores preocupados pela performance das suas organizações. Pois apesar da tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um fator relevante que formata os modelos de gestão das empresas. É neste contexto, que o presente estudo, retrata a importância da cultura angolana para implementação de um sistema de gestão de desempenho para as empresas angolanas. Este trabalho foi desenvolvido, com base na pesquisa bibliográfica e entrevistas, que possibilitaram reunir um conjunto de informação que tornou possível propor um modelo de gestão de desempenho em Angola tendo em conta a sua cultura, com o qual a organização e os trabalhadores possam se identificar.
In a multicultural and globalized world is essential, first to understand their own cultural values, and then, the cultural values of those which we must collaborate. As culture is the basis of all accepted values by the society, these values are reflected in the organizations. Authors like Hofstede (2003) and Cunha et al (2004), argue that the elements of national culture should be considered important by the managers concerned about their organizations performance. Although the standardizing tendency of globalization, the national culture remains an important factor which formats the management model of companies. In this context, the present study portrays the importance of Angolan culture to implement a performance management system for Angolan companies. This study was developed based on literature review and interviews, which allowed assembling a set of information that made it possible to propose a performance management model in Angola, taking into account their culture, whereby organization and employees can identify themselves.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão e Politicas Publicas
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4504
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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