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Título: Internacionalização de pequenas e médias empresas familiares : um contributo à compreensão das potencialidades e limitações destas empresas num processo de expansão internacional
Autor: Mealha, Carlo Bruno Hulscher
Orientador: Curado, Carla
Palavras-chave: Internacionalização
Empresa Familiar
Pequena e Média Empresa Familiar (PMEF)
Recursos Intangíveis
Estratégia
Vantagem Competitiva
Internationaliztion
Family Business
Small to Medium-Sized Family Business
Intangible Resources
Strategy
Competitive Advantage
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Mealha, Carlo Bruno Hulscher. 2011. "Internacionalização de pequenas e médias empresas familiares : um contributo à compreensão das potencialidades e limitações destas empresas num processo de expansão internacional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: No âmbito da Internacionalização e das Empresas Familiares, reflectimos sobre as potencialidades e limitações que influem na capacidade das PMEF em empreender um processo de internacionalização. Por um lado, baseámo-nos nos recursos intangíveis e idiossincráticos destas empresas, uma vez que à luz da Teoria dos Recursos e Capacidades, constituem uma fonte de vantagem competitiva. Por outro lado, abordámos factores determinantes na internacionalização empresarial, de modo a avaliar, dedutivamente, as condições de internacionalização a priori das PMEF. Recorrendo a uma ferramenta de gestão estratégica por nós adaptada, agrupámos as preposições obtidas atrás com a finalidade de avaliar a capacidade de internacionalização de PMEF. Os resultados sugerem existir uma relação positiva entre a posse e gestão eficaz de recursos "familiares", a posse de factores facilitadores da internacionalização e o compromisso internacional, traduzindo-se numa capacidade de expansão internacional favorável por parte destas empresas.
In the ambit of Internationalization and Family Businesses, we reflect about the potentialities and limitations that influence the capacity of Small to Medium-Sized Family Businesses in undertaking a process of Internationalization. On the one hand, we based ourselves on the intangible and idiossincratic resources of these enterprises, since at the light of the Resource and Capabilities Theory, they are a source of competitive advantage. On the other hand, we approached determinant factors in businesses' internationalization, in order to, deductively, evaluate the Small to Medium-Sized Family Businesses' priori internationalization conditions. Using a strategic management tool adapted by ourselves, we gathered the prepositions obtained earlier, with the end of evaluating Small to Medium-Sized Family Businesses' capacity of internationalization. The results suggest the existence of a positive relation between the posession and effective management of "familiar" resources, the posession of facilitating internationalization factors and international commitment, translating into a favourable international expansion capacity on behalf of these businesses.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4491
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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