Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4444
Título: Conceito de habitação de estudantes para o mercado português : o caso de Lisboa
Autor: Bragança, Luís Miguel de Sousa Valada Freixedas
Orientador: Carvalho, Joaquim Montezuma de
Palavras-chave: habitação de estudantes
características do imóvel
ensino superior
student housing
property characteristics
higher education
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Bragança, Luís Miguel de Sousa Valada Freixedas. 2012. "Conceito de habitação de estudantes para o mercado português : o caso de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A definição de um conceito de habitação para estudantes no mercado português, passará sempre pela análise e compreensão da realidade académica dos nossos dias. Partindo da realidade de um país, com graus muito baixos de escolaridade, e até de alfabetização, até meados da década de 70 do século XX, fomos progressivamente desenvolvendo estruturas, primeiro a nível do ensino do ciclo básico, depois secundário e posteriormente através da criação de uma rede universitária e politécnica que conduziu à preparação e apetência pelo ingresso no ensino superior. Estando este polarizado nas grandes cidades, desde cedo se iniciam movimentos migratórios internos relevantes. Esta realidade não foi acompanhada pela criação de unidades de habitação para estudantes, nem foram feitos quaisquer estudos que permitam compreender, qual a apetência para a sua utilização e quais os atributos mais procurados e valorizados. Desta forma, este estudo, partindo de uma auscultação directa dos potenciais utilizadores, que passou pela utilização do método do inquérito, pretende ser uma primeira contribuição para a definição de um conceito de habitação de estudantes para o mercado português. Do trabalho realizado, foi possível determinar as componentes de um conceito de habitação de estudantes para o mercado português. Concluímos, assim, que este modelo deveria ser caracterizado por quartos mobilados, de utilização exclusiva e com casa de banho privada, devendo existir no quarto um acesso à internet. No empreendimento deveria existir serviço de refeições, uma lavandaria e uma loja de conveniência. O empreendimento, teria ainda de contar, com uma sala de estudo, sistema de câmaras de segurança, e a disponibilização de internet nas áreas comuns. A localização seria, preferencialmente, próxima do estabelecimento de ensino frequentado. Conclui-se, do estudo, a dispensabilidade de atributos como a cozinha no quarto, telefone fixo, e equipamentos desportivos e/ou piscinas. Quanto ao valor a pagar, sendo este factor crucial na escolha do quarto/unidade de alojamento, o estudo aponta para um intervalo entre os 150,00 e os 200,00 euros mensais.
During the past 3 decades, Portugal has changed dramatically concerning higher education. New universities were created and old ones expanded their offer. Population, in general, improved social and economic conditions, which leaded to a greater desire for higher education. This transformation occurred without any studies concerning student housing. This study is the first step to a better knowledge of the housing requirement of students. Quantitative results show that the Portuguese market follows closely the international trend in student housing. As a result, it was concluded that the concept of student housing for the Portuguese market must include characteristics such as single rooms, furnished, with private bathroom. Rooms must be equipped with internet access. On the building, we must have meal service, laundry, convenience store and a study room. Internet wireless must be available on the premises, and all the public areas must be equipped with security cameras. The amount to pay is of most importance, showing that the majority of the obtained sample are only willing to pay between 150,00 to 200,00 euros per room/month.
Descrição: Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4444
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-LMSVFB-2012.pdf233,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.