Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4433
Título: Psicomotricidade e mentoria : estudo de impacto de programa de formação de apoio entre-pares na promoção do desenvolvimento pessoal, social, qualidade de vida e bem-estar em crianças do 1º ciclo
Autor: Luís, Andreia Patrícia Oliveira
Orientador: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Palavras-chave: Apoio entre pares
Avaliação
Bem-estar
Competências sociais
Crianças do 1º ciclo
Desenvolvimento pessoal
Intervenção
Mentoria
Psicomotricidade
Qualidade de vida
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho foi constituído por dois artigos. O primeiro constitui numa revisão empírica sobre mentoria, identificando objectivos, modelos de formação, população-alvo, benefícios dos programas assim como, uma adaptação de um modelo de formação de mentoria dirigido a crianças do 1º ciclo, que visa a promoção do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, do bem-estar e qualidade de vida, enfatizando o papel da intervenção psicomotora nesta formação. O segundo artigo, descreve um estudo de carácter quasi-experimental, que teve como objectivo a análise do impacto do programa de formação. A amostra consistiu em 20 crianças do 1º ciclo, entre os 8 e os 11 anos, que foram distribuídas em grupo de controle e experimental. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados em dois momentos (pré e pos formação de mentoria) foram o Kidscreen-27 (Ravens-Sieberer et al., 2001), a Escala de Competências Sociais e Ajustamento Escolar de Walker-McConnell (Walker & McConnell, 1995), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Port) (Goodman et. al, 1998). Além desta avaliação, foi construído e aplicado um Questionário de Avaliação Final do Mentor. Os resultados obtidos foram analisados mediante o teste não paramétrico de Wilkoxon, não se evidenciando mudanças significativas ao nível da percepção bem-estar e qualidade de vida. As diferenças significativas obtidas situaram-se ao nível de uma maior percepção de dificuldades e num melhor ajustamento social ao nível da percepção pelos professores e pelos colegas. Os dados qualitativos apontam para um modelo de formação de mentoria de apoio entre pares bem aceite, bem como para um processo de relação genericamente positivo entre crianças de 1ºciclo e de Jardim-de-Infância após a formação e o apoio entre pares implementado.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4433
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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