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Título: Transposição dos objectos tradicionais para a contemporaneidade.
Autor: Filipe, Rita Almeida
Orientador: Dias,José António Fernandes
Palavras-chave: Identidade
Cultura material tradicional
Cultura material popular
Contributo local para globalização
Método etnográfico e design
Consumo e significado
Processos criativos no âmbito do design
Identy
Tradicional material culture
Popular material culture
Local contributes for globalization
Ethnographic method and design practice
Consume and meaning
Creative process on design field
Data de Defesa: Mar-2007
Editora: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citação: FILIPE, Rita Almeida - Transposição dos objectos tradicionais para a contemporaneidade. Lisboa : FA, 2007. Tese de Mestrado.
Resumo: O trabalho sobre a “Transposição dos Objectos Tradicionais para a Contemporaneidade” procura fazer o cruzamento de diversas questões relacionadas com a cultura tradicional e a cultura popular, numa perspectiva teórica transdisciplinar, procurando aprofundar a contextualização e legitimação de processos criativos que articulam ou traduzem o legado tradicional local para a cultura global contemporânea, no âmbito do design. Considerando a cultura contemporânea como uma realidade em constante mutação, simultaneamente articulada com o passado, o presente e o futuro, os objectos tradicionais são aqui tidos como um legado cultural significativo para a construção de sentido, como um laboratório de memórias inerente à produção de significado na nossa vivência do quotidiano. Refiro-me portanto a todos os objectos localmente reconhecíveis, de produção industrial ou artesanal, inseridos quer na cultura popular quer na cultura tradicional. Este trabalho propõe também o método etnográfico como um processo de observação participada, no âmbito do design. A transposição dos objectos tradicionais para a globalização coloca questões importantes no que se refere ao contexto funcional e produtivo original, e sobre a forma como poderá ser feita a sua transposição para o quotidiano contemporâneo, diverso e plural, procurando evitar os aspectos relacionados com o exotismo dos objectos tradicionais.
ABSTRACT - This work concerns a research on identity, traditional and contemporary culture, as conceptual tools to build a universe (panorama) of knowledge, as a fertile reading and legitimating reality, for sustained design productive opportunities, from a local into a global context. More specifically, it concerns the study of traditional concepts and typologies, which reveal themselves meaningful, now and then, consequently opportune for a contemporary material and behavioural transposition. Thought traditional objects ‘real life’ experience, at their own original context, might be an important (re)insert on today’s culture and everyday life. The work on “Traditional Objects Contemporary Transposition” searches to legitimate and contextualize different creative design processes, through traditional culture and daily life experience on an ethnographic methodology, as a laboratory, on design field. Considering contemporary culture and reality as in constant reformulation, simultaneously articulated with the past, the present and the future, traditional material culture can be taken as a collective legacy, readable by all individuals, as a meaningful memory, intrinsic on personal, social, local and global identity in permanent (re)construction.
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4412
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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