Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4402
Título: A natureza do ambiente competitivo na tomada de decisão : O caso do Clube Naval de Sesimbra
Autor: Martins, André Alexandre Moreno
Orientador: Curado, Carla
Palavras-chave: Alinhamento
Ambiente
Clube Naval de Sesimbra
Decisão
Empresa
Estratégia
Organização
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Martins, André Alexandre Moreno. 2011. "A natureza do ambiente competitivo na tomada de decisão : O caso do Clube Naval de Sesimbra". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este trabalho destaca a importância do ambiente competitivo que envolve a empresa, e das suas características especificas com as quais a empresa tem que lidar e ter em conta na tomada de decisão estratégica, para que exista simbiose entre o que a empresa produz e o ambiente. No sentido de analisar o papel do ambiente na prática, realizou-se um estudo de caso no Clube Naval de Sesimbra, com base em dados secundários sobre a organização, observação e principalmente nas entrevistas realizadas ao presidente da empresa fez-se a análise de dados e discussão de resultados, aplicou-se o modelo de consenso na elaboração da estratégia de Dess and Origer (1987) na organização, e por fim tiraram-se conclusões relativamente á influência das mutações ambientais no desenvolvimento da empresa e na sua sustentabilidade.
This study highlights the importance of the competitive environment surrounding the company and its specific characteristics with which the company has to deal with and take into account in strategic decision making, so that there is symbiosis between what the company produces and the environment. In order to analyze the role of environment in practice there was a case study in the Clube Naval de Sesimbra, based on secondary data about the organization, observation and especially in the interviews to the company's president data analysis and discussion of results were made, the Dess and Origer (1987) model of consensus in strategy formulation was adapted to the organization and conclusions drew up concerning the influence of environmental changes in the company's development and its sustainability.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4402
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AAMM-2011.pdf524,14 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.