Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4389
Título: Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais : O Valor do Blog na Perspectiva dos Visitantes
Autor: Agostinho, Maria Rita Pinto
Orientador: Duarte, Margarida
Palavras-chave: Finanças Pessoais
Blogs
Credibilidade
Aconselhamento Financeiro Online
Literacia Financeira
Comportamento Financeiro
Satisfação
Fidelização
Personal Finances
Credibility
Online Financial Advice
Financial Literacy
Financial Behavior
Satisfaction
Fidelity
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Agostinho, Maria Rita Pinto. 2011. "Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais : O Valor do Blog na Perspectiva dos Visitantes". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este projecto procura analisar os determinantes do valor que os visitantes regulares de "Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais" atribuem ao blog, em termos de aprofundamento de conhecimento e melhoria de tomada de decisões, associadas a finanças pessoais. Foram tidos em conta seis determinantes que, segundo a literatura, têm o potencial de influenciar a percepção de valor acrescentado dos visitantes: a Credibilidade do blogger; a Relevância dos Conteúdos do Blog, a Pertinência dos Inputs de outros Visitantes; a Utilidade dos Links do blog; a Literacia Financeira e o Comportamento Financeiro dos visitantes. Com vista a atingir o objectivo proposto, optou-se por uma pesquisa exploratória inicial, de carácter qualitativo, através da realização de uma entrevista presencial semi-estruturada ao autor do blog, seguida de uma fase quantitativa, concretizada através da realização de um inquérito por questionário online, aos visitantes do blog. Da análise efectuada, percebe-se que todas as hipóteses inicialmente apresentadas se confirmam. Os determinantes inerentes ao próprio blog (Credibilidade do Blogger, a Relevância dos Conteúdos, a Pertinência do Contributo de outros Membros e a Utilidade dos Links) aparentam ter maior capacidade de influência na percepção de valor acrescentado do blog do que os determinantes relacionados com aspectos pessoais dos próprios visitantes (Literacia Financeira e Comportamento Financeiro).
The key purpose of this research is to analyse value determinatives that "Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais"' regular visitors' experience, concerning knowledge increase and personal finances' decisions improvement. This research was based on six determinatives that, according to literature, have the potential to influence visitors' value added perception: blogger credibility, blog contents, other visitors' inputs, blog links, and visitors' financial literacy and financial behavior. The research started with an initial qualitative research phase, through an interview to the blogger. Additionally, quantitative information was collected using an online questionnaire to the regular visitors of this blog. All the hypothesis initially advanced in this research are confirmed by the results. The determinatives studied that influence the most this blog's value for it's visitors are those related with the blog itself (such as Blogger's Credibility, the Relevancy of Blog's Contents; the Adequacy of Other Visitors' Inputs and Links' Utility).
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4389
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MRPA-2011-CAPA.pdf50,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
DM-MRPA-2011-RESUMO E ABSTRACT.pdf107,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
DM-MRPA-2011.TESE.pdf819,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.