Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4386
Título: Comunicação Política em eleições legislativas em Portugal: Uma análise a partir dos cartazes eleitorais (1975-2009)
Autor: Teixeira, Francisco
Orientador: Martins, Manuel Meirinho
Palavras-chave: Comunicação política
Cartazes eleitorais
Partidos, ideologia
Personalização
Political communication
Electoral outdoors
Parties, ideology
personalization
Data de Defesa: 9-Mar-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A comunicação política e, principalmente, a comunicação eleitoral evoluíram substancialmente desde 1975 quando decorreram, em Portugal, as primeiras eleições democráticas da Terceira República. Pretendemos caracterizar precisamente a evolução da comunicação eleitoral em campanhas eleitorais para as eleições legislativas tendo por base a avaliação dos cartazes eleitorais dos quatro principais partidos políticos. Avaliaremos o impacto que a personalização, a ideologia e o tipo de argumentos a que os partidos recorreram, assumiram no processo de comunicação dos principais partidos e dos principais candidatos a primeiro-ministro. Pretendendo saber se, em Portugal, neste suporte de comunicação, se confirma a tendência geral de perda da componente ideológica, a par com uma crescente personalização.
The political communication and, in particularly, electoral communication have developed a lot since 1975 when occurred, in Portugal, the first democratic elections of the Third Republic. We pretend to characterize, precisely, the evolution of the electoral communication in electoral campaigns based on the outdoors of the main four political parties. We will evaluate the impact of the personalization, the ideology and the type of arguments that the parties used, trough the process of communication of the principal parties and the main candidates to prime-minister. We also want to measure if, in Portugal, trough the outdoors we confirm the general tendency of decreasing of the ideological component in the communication, as well as, an increasing growth of the effect of personalization.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciência Política
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4386
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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