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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4345

Título: O contributo dos programas de ensino do empreendedorismo para o potencial empresarial dos jovens
Autor: Carvalho, Maria Isabel Felisberto
Orientador: Couto, Eduardo
Samagaio, António
Palavras-chave: Empreendedorismo
ensino
potencial empresarial latente
atitudes
Entrepreneurship
education
latent enterprise potential
attitudes
Issue Date: Jan-2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Carvalho, Maria Isabel Felisberto. 2012. "O contributo dos programas de ensino do empreendedorismo para o potencial empresarial dos jovens". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Várias acções de promoção do empreendedorismo têm sido dinamizadas com o objectivo de dotar os jovens de competências empreendedoras, imprescindíveis para enfrentar a mudança global. A educação em empreendedorismo assenta no reconhecimento da importância da familiarização, durante a infância e adolescência, com o contexto dos pequenos negócios e da possibilidade de estimular, através de experiências educativas, a motivação e os atributos e competências relacionados com o empreendedorismo, de forma a apresentá-lo como uma opção de carreira e a promover o potencial empresarial latente dos jovens. Apesar de estarem em curso numerosos Programas de Ensino do Empreendedorismo (PEE), não tem sido feita uma avaliação independente dos seus alegados benefícios, especialmente no Ensino pré-Universitário. O objectivo desta investigação é avaliar o contributo de um PEE, dirigido ao Ensino básico e secundário, para o potencial empresarial e de criação do próprio emprego dos jovens participantes e para o desenvolvimento de atitudes em relação às características comummente associadas ao empreendedorismo, nomeadamente, a motivação para o sucesso, o controlo pessoal, a criatividade, a liderança e a intuição. Foram contempladas características demográficas, nomeadamente, a influência de modelos de comportamento familiares, o tipo de escola frequentado, a participação repetida em PEE, o género, a origem étnica dos jovens, a experiência de emigração dos pais e o contexto cultural, que, segundo a literatura existente, podem influenciar as atitudes empreendedoras e a propensão para a criação de empresas. Foi administrado um inquérito por questionário aos 229 alunos participantes no Programa EMPRE - Empresários na Escola, dinamizado em cinco escolas básicas e secundárias do interior de Portugal, no ano lectivo 2009/2010, e constituído um grupo de controlo, para comparação dos resultados. Contrariando os resultados de investigações anteriores, não se encontrou evidência de que a participação no PEE influencia positivamente a intenção dos jovens virem a criar a sua própria empresa, pois a preferência dos jovens portugueses, em termos de opção de carreira, passa pelo desempenho de uma profissão, exercida por conta de outrem. No entanto, a investigação permitiu concluir que a participação no PEE promoveu o desenvolvimento do potencial empresarial dos alunos, apontando para a necessidade de uma reflexão alargada sobre a adequação da metodologia subjacente aos PEE e a possibilidade de estarmos perante um desaproveitamento do potencial dos jovens portugueses e dos recursos despendidos pelas escolas e entidades promotoras dos PEE que, a avaliar pelas intenções manifestadas pelos alunos, não terão o retorno pretendido em termos de criação de empresas.
Several actions to promote entrepreneurship have been implemented with the aim of providing young people with entrepreneurial skills essential to address global change. Entrepreneurship education is based on the recognition of the importance of familiarity, during childhood and adolescence, within the context of small businesses and the ability to stimulate motivation and the attributes and skills related to entrepreneurship through educational experiences, in order to present it as a career option and promote the latent enterprise potential of young people. Although the numerous ongoing Entrepreneurship Education Programs (EEP), it has not been made an independent evaluation of their alleged benefits, especially in pre-University Education. The purpose of this study is to assess the contribution of an EEP, addressed to the Secondary education, for the desire for self-employment and enterprise potential of young participants and for the development of attitudes towards characteristics commonly associated with entrepreneurship, including achievement motivation, personal control, creativity, leadership and intuition. Demographic characteristics have been included as the influence of family role models, the type of school attended, repeated participation in EEP, gender, ethnic backgrounds of young people, parents emigration experience and the cultural context, that according to the literature, may influence the attitudes toward entrepreneurship and propensity for venture creation. It was carried out a questionnaire survey to the 229 students participating in the EMPRE Program - Entrepreneurs at School conducted in five secondary schools in the interior of Portugal in the academic year 2009/2010 and comprised a control group for comparison of results. In opposition to previous research, there is no evidence that participation in the EEP positively influences the intention of young people to create their own business since the preference of the Portuguese youths, in terms of a career choice, has to do with their professional exercise as employees. However, this research has concluded that participation in the EEP promoted the development of enterprise potential of students, pointing to the need for an extended discussion on the suitability of the methodology behind the EEP. The conclusions also suggest the possibility of a leakage of the Portuguese youths' potential and the resources spent by schools and the promoters of the EEP that, judging by the intentions expressed by students, will not have the desired returns in terms of independent business creation.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4345
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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