Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4339
Título: Comunicação integrada de marketing: plano de comunicação para a empresa Evicar
Autor: Trindade, Maria João da Conceição Alves
Orientador: Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes
Palavras-chave: Comunicação
Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Evicar
Camiões
Communication
Integrated Marketing Communications
Trucks
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Trindade, Maria João da Conceição Alves. 2011. "Comunicação integrada de marketing: plano de comunicação para a empresa Evicar". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O objectivo deste projecto é desenvolver um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Grupo Evicar, especificamente para o seu projecto Evitrucks, distribuidor e reparador da marca DAF em Portugal. Adoptou-se o modelo conceptual de Clow e Baack (2007) para o desenvolvimento deste plano. Os objectivos do plano são a fidelização dos seus públicos-alvo, melhorar a imagem da marca e aumentar a notoriedade e a credibilidade da empresa, dos seus produtos e/ou serviços, no sentido de contribuir para um aumento das vendas, o desenvolvimento de uma boa relação com os órgãos de comunicação social e a partilha de valores entre os colaboradores. Os segmentos a atingir são empresas transportadoras e de logística, empresas de Construção, condutores com Carta de Condução de Categoria C e respectivas subcategorias e os órgãos de Comunicação Social, e o posicionamento adoptado passa pela comunicação dos quase 60 anos de experiência do grupo e pelo respeito que o mesmo tem por todos os seus parceiros e clientes, tanto actuais como potenciais. As áreas de actuação consideradas são a comunicação de produto, a comunicação com a comunidade local, publicidade, promoções, eventos, patrocínio, database marketing, comunicação na internet, responsabilidade social, comunicação interna e comunicação financeira. As tácticas previstas são participações em Feiras do sector, a criação do Clube DAF e respectivo fórum, anúncios de imprensa, leilões, uma acção de team building, entre outras. Apresentam-se também as métricas de avaliação que permitem aferir a eficácia do plano.
The aim of this project is to develop an Integrated Marketing Communication Plan for Evicar Group specifically for the project Evitrucks, distributor and repairer of the DAF brand in Portugal. We adopted the conceptual model by Clow and Baack (2007) for the development of this plan. The objectives of the plan are: to increase the loyalty of the company's audiences, improve the brand image and increase the visibility and credibility of the company, its products and / or services in order to contribute to an increase in sales, the development of a good relationship with the media and shared values among employees. The segments to be targeted are carriers and logistics companies, construction companies, drivers with driving license of category C and its sub-categories, the media, and to increase the awareness of the company's 60 years of experience. The areas of action considered are product communication, communication with the local community, advertising, promotions, events, sponsorship, database marketing, internet communications, social responsibility, internal communication and financial communication and tactics ranging from planned investments in several fairs of the sector, the creation of the DAF Club and its forum, press ads, auctions, and a team building action. Metrics for the plan effectiveness evaluation are also presented.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4339
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MJCAT-2011.pdf670,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.