Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4309
Título: Explorando as percepções sobre o impacto da marca nas operações da organização, em business-to-business- Estudo de um processo de rebranding numa agência de marketing
Autor: Lopes, João Pedro Vieira
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: business-to-business
marca
rebranding
percepções do gestor
brand
manager's perceptions
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Lopes, João Pedro Vieira. 2011. "Explorando as percepções sobre o impacto da marca nas operações da organização, em business-to-business- Estudo de um processo de rebranding numa agência de marketing". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta dissertação procura analisar, tendo em conta as percepções dos seus colaboradores, a forma como a marca influencia as operações de uma agência de marketing, na sequência de um processo de rebranding. Este estudo exploratório foi realizado através do método de estudo de caso, aplicado numa agência de marketing, na qual foram realizadas entrevistas aos seus colaboradores. Como resultado concluiu-se que a marca teve impacto nas operações da empresa, na medida em que o rebranding fez variar as associações à mesma. O processo rebranding trouxe novos pontos de contacto e novas tácticas de actuação pelo que a estrutura de funcionamento interno da empresa também teve de ser ajustada perante a nova realidade. Contudo, a marca tem uma natureza sistémica e é difícil estabelecer a associação entre o fenómeno de rebranding e a aquisição de novo negócio.
The current thesis aims to investigate the way the brand influences the business operations of a marketing agency, given its collaborators perceptions, and after a rebranding process. This exploratory study has been driven by a case study on a marketing agency, during which have been conducted interviews with its collaborators. As a result of this investigation it can be concluded that the brand influenced the marketing agency business operations, in the way that the rebranding process originated different brand associations within the clients. The rebranding process brought new opportunities in terms of contact with clients and communication tactics, which originated the need of adjustments in the agency internal structure and business operations. However, a brand as a systemic nature, which creates difficulties in establishing a relation between the rebranding process and the new business acquisition.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4309
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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