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Título: Análise estratégica da indústria do azeite em Portugal
Autor: Duarte, Ana Catarina Vasconcelos Alves de Avelar Henriques
Orientador: Catroga, Eduardo
Palavras-chave: indústria do azeite
modelo de Porter
atractividade da indústria
estratégias competitivas
decisões estratégicas
estrutura da indústria
Olive Oil industry
Porter's model
industry's atractivity
competitive strategies
strategical decisions
structure industry
Data de Defesa: 1999
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Duarte, Ana Catarina Vasconcelos Alves de Avelar Henriques. 1999. "Análise estratégica da indústria do azeite em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A teoria de Porter tem influenciado quer a investigação teórica, quer gestores e em-presarios no desenvolvimento dos planeamentos estratégicos e na busca de vantagens competitivas para as suas empresas. O sector do Azeite ocupa uma posição de destaque no contexto da Economia Agrícola e, nomeadamente, no Sector Agro-Alimentar Português, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista social. No entanto, a adesão de Portugal à CE iniciou uma nova fase, de mudanças radicais no sector, onde a presença de players externos se tornou uma realidade, bem como a afirmação da industria portuguesa como player internacional se reveste de carácter de urgência. O presente trabalho constitui um exemplo de aplicação da metodologia de Porter, para abordar o sistema concorrencial no sector do Azeite, com o objectivo de, por um lado, caracterizar, à luz dessa teoria, a indústria e a sua atractividade, bem como as estratégias genéricas adoptadas pelos principais players e, por outro, definir alternativas estratégicas para essas empresas, tendo em conta as perspectivas de evolução do mercado. Para o efeito, recorreu-se à realização de entrevistas com profissionais do sector e à elaboração de questionários a efectuar junto dos responsáveis estratégicos das principais empresas.
Porter's theory has had an effect on theoretical research and on managers attitudes, influential in being developed on strategic management and in reaching competitive advantages to their own enterprises. Till now, the olive oil sector has held a strategic position in the Agriculture Economy and primary in Portuguese Agro Alimentary Sector, not only on economical level, but also on social level. However, a new era has begun with Portugal's adhesion to CE; a era of radical removes at olive oil sector, where the presence of external players has became a reality and where it is urgent the Portuguese industry affirmation as an international player. This study is an example of Porter's methodology to approach a competition system on olive oil sector. On one hand, of characterising thp. industry and its qtrrgr-tivpnecc and generical strategies adopted by the headmasters players, on the other hand, to define strategic alternative to those enterprises, not forgetting the perspective of market development. For this study be realized it was necessary to obtain some interviews with professionals on the olive oil sector and to elaborate two questionnaires to be answered by the strategical responsibles for the principal enterprises in Portugal.
Descrição: Mestrado em Gestão/MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4194
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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