Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/4056
Título: Influências e contributos do racionalismo italiano no desenvolvimento do novo pensamento do movimento moderno. A obra de Cesare Cattaneo : 1912-1943 na segunda geração do racionalismo. Reflexos de uma prática arquitectónica contemporânea
Autor: Teixeira, Nuno Miguel Oliveira de Matos
Orientador: Gomes, Maria Marques Calado Albuquerque
Palavras-chave: Arquitectura
Cesare Cattaneo
Movimento Moderno
Racionalismo italiano
Século 20
Data de Defesa: Mar-2011
Editora: Facildade de Arquitectura de Lisboa
Citação: TEIXEIRA, Nuno Miguel Oliveira de Matos - nfluências e contributos do racionalismo italiano no desenvolvimento do novo pensamento do movimento moderno. A obra de Cesare Cattaneo : 1912-1943 na segunda geração do racionalismo. Reflexos de uma prática arquitectónica contemporânea. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo a análise do percurso de Cesare Cattaneo, arquitecto pertencente á segunda geração do racionalismo Italiano. A sua obra, identifica a evolução de um trabalho que, apesar de diminuto, devido à sua prematura morte, é reveladora na ligação que estabelece com outros momentos da produção arquitectónica e artística do século XX. O contexto temporal, que decorre entre as duas Guerras Mundiais, enquadra a fundação de um Estado Fascista em Itália, onde a arquitectura racionalista procurou ser sua representante através de uma comunicação de massas transversal a todas as classes sociais. Para Cesare Cattaneo e para os racionalistas, a arquitectura é entendida enquanto um exercício de síntese, o que para os interesses do Estado se traduzia numa carência de iconografia de fácil entendimento, porque a opção era, antes, recriar um estilo clássico simplificado, a partir de um vislumbre utópico e reaccionário. O trabalho, estrutura-se em três partes: Movimento Moderno Italiano - Contextualização Histórica e Artística (A sociedade e Ideologia Fascista, Correntes artísticas marcantes, Contexto Italiano); Duas Gerações do Racionalismo Italiano (Diferentes discursos urbanísticos, A primeira geração, A politica fascista e o seu relacionamento com a arte, Geração de Cesare Cattaneo), Obra de Cesare Cattaneo (Projectada, construída, escrita).
ABSTRACT - This dissertation aims to analyze the route of Cesare Cattaneo, architects belonging to the second generation of Italian rationalism. His work identifies the evolution of a work which, although small, due to his premature death, reveals the connection it establishes with other moments of artistic and architectural production of the twentieth century. The temporal context, which runs between the two World Wars, fits the foundation of a Fascist state in Italy, where the Rationalist architecture sought to be its representative on a mass communication that cuts across all social classes. For Cesare Cattaneo and the rationalists, the architecture is understood as a synthesis, which for the interests of the State amounted to a lack of iconography that is easily understood, because the choice was rather simple to recreate a classic style, from glimpse of a utopian and reactionary. The work is structured in three parts: The Modern Movement Italiano - Historical and Artistic Context (Society and Fascist Ideology, striking artistic currents, Context Italiano) Two Generations of Italian Rationalism (Different discourses urban, first generation, Fascist Politics and its relationship with art, generated Cesare Cattaneo), Work of Cesare Cattaneo (Designed, built, writing).
Descrição: Tese de Mestrado em em Estudos do Espaço e do Habitar em Arquitectura
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4056
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdf13,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.