Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3991
Título: Ética e Responsabilidade Social dos Profissionais de Marketing em Portugal
Autor: Franco, Ana Sofia André Mendes dos Santos
Orientador: Soares, Maria Eduarda
Palavras-chave: Responsabilidade Social
Sociedade
Valores
Ética
Marketing
Tomada de decisão
Data de Defesa: Out-2003
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Franco, Ana Sofia André Mendes dos Santos. data de publicação. "Ética e Responsabilidade Social dos Profissionais de Marketing em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com a indiscutível importância que o marketing tem assumido no mercado português'e, dessa forma, na.sociedade, surge um enorme desafio para os profissionais de marketing em Portugal e que estes têm de vencer: Ao mesmo tempo que promovem a imagem da empresa e contribuem para a criação de valor da mesma, satisfazendo as.necessidades, dos clientes e superando as expectativas de um mercado tão competitivo como o de hoje, deverão ter em conta os princípios, éticos e a responsabilidade, social da empresa, de forma a promoverem a sustentabilidade da mesma, bem como da sociedade em que esta'se insere. Apercebendo-nos da importância deste tema para.a sociedade, bem como para cada. profissional de marketing em si, e recorrendo a um estudo realizado . junto de profissionais de marketing em Portugal, esta dissertação visa avaliar qual a importância da ética e responsabilidade social no marketing.. Assim, iremos analisar quais as percepções dos profissionais de Marketing sobre práticas potencialmente problemáticas em termos éticos,- revelando as que estes consideram mais e menos graves; quais as "áreas" de Marketing (Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing, Marketing Mix, Venda e Pós-Venda) consideradas como potencialmente mais problemáticas em termos éticos; Quais as variáveis determinantes das percepções sobre o que é eticamente grave em Marketing (valores, orientação idealismo-relativismo, percepção do papel da ética para as organizações, e estereótipos). Finalmente, pretendemos analisar se existe um modelo explicativo das percepções sobre o que é eticamente grave em marketing e quais as variáveis que o compõem.
Descrição: Mestrado em Gestão/MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3991
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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