Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3851
Título: Análises dos efeitos do stress térmico (calor) na dinâmica do citoesqueleto microtubular em células da raiz de Secale cereale L.
Autor: Rato, João André Silva Matias Pereira
Orientador: Caperta, Ana Cristina Delaunay
Palavras-chave: Secale cereale
stress térmico
microtubulos
Data: Out-2011
Editora: ISA/UTL
Citação: Rato, João André Silva Matias Pereira - Análise dos efeitos do stress térmico (calor) na dinâmica do citoesqueleto microtubular em células da raiz de Secale cereale L.. Lisboa, ISA, 2011. 18 p.
Resumo: Elevadas temperaturas induzem stress térmico que afectam o crescimento e processos fisiológicos das plantas superiores. Neste estudo citológico, pretendeu-se analisar o efeito do stress térmico na morfologia do núcleo em interfase e na dinâmica do citoesqueleto microtubular de células do ápice radicular de centeio Secale cereale L., imediatamente após stress (0 RT) e após diferentes períodos de recuperação (7 RT e 24 RT). Para o estudo da morfologia do núcleo foi utilizado o corante específico DAPI, e a análise do citoesqueleto microtubular foi realizada através de imunodetecção com anticorpos anti-α-tubulina total e anti α-tubulina tirosinada no grupo carboxilo terminal. Em interfase,às 0 e 7 RT, observou-se o aumento de núcleos anormais e de células com micronúcleos. Também, o índice mitótico foi mais elevado às 7 RT em relação ao controlo e restantes períodos de recuperação. Apesar de não se ter observado despolimerização total do citoesqueleto microtubular, as células interfásicas apresentaram diferentes padrões de organização dos microtúbulos corticais, aparecendo configurações do citoesqueleto com microtúbulos ramificados e ondulados. Relativamente às células em mitose, após stress térmico observaram-se alterações na organização dos microtúbulos que formam a banda pré-profásica e o fragmoplasto, além de alterações nas frequências relativas de células em distintas fases da mitose. Embora 24 h após tratamento se tenham detectado padrões de organização dos microtúbulos similares ao controlo em células interfásicas e mitóticas, as frequências de cada tipo celular diferem do controlo, indicando a não recuperação completa do citoesqueleto após este período de recuperação, nomeadamente ao nível da mitose. Finalmente, não foram detectadas diferenças entre as marcações dos anticorpos utilizados. Os resultados apresentados neste trabalho revelam alterações reversíveis nas dinâmicas dos microtúbulos interfásicos e mitóticos sujeitos a stress térmico.
Descrição: Relatório de Estágio de Iniciação à Investigação Científica - Instituto Superior de Agronomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3851
Aparece nas colecções:CBAA - Relatórios (Técnicos ou Cientificos)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REP-Estag-Efeitos do Stress Térmico na Dinâmica do Citoesqueleto Microtubular.pdf960,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.