Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3817
Título: O comportamento do sector empresarial do estado face à política monetária : uma experiência empírica caboverdeana
Autor: Barbosa, Alberto Josefá
Orientador: Barata, José Martins
Palavras-chave: Política monetária
Finanças públicas
Política cambial
Empresas públicas
Inflação
Cabo Verde
Data de Defesa: 1995
Editora: ISEG - Departamento de Economia
Citação: Barbosa, Alberto Josefá. 1995. "O comportamento do sector empresarial do estado face à política monetária : uma experiência empírica caboverdeana". Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho diz respeito a Cabo Verde a abrange o período da 1ª República, ou seja, desde a independência, em 1975, até ao fim dos anos 90. O objectivo deste trabalho é, essencialmente o estudo do impacto da política monetária restritiva sobre a situação financeira do sector empresarial do Estado, tendo como enquadramento do crédito. O Banco de Cabo Verde adoptou a política de limites quantitativos de crédito com uma política adequada para o controlo da massa monetária, das disponibilidades líquidas sobre o exterior e da taxa de inflação, de acordo com o seguinte modelo : CIT = M2-DLX. Não obstante a restrição de crédito, as condições de financiamento foram consideradas normais, nomeadamente quanto ao nível da taxa de juro e prazos de pagamento. Da análise dos resultados de um inquérito e duma análise estritamente financeira, concluimos que a estrutura financeira das empresas é altamente desequilibrada, devido à conjugação de uma série de causas. A conclusão geral deste trabalho é que não deve ser imputado à política monetária restritiva a responsabilidade da crise financeira e falência técnica de muitas empresas. Esta responsabilidade deve ser imputada ao desequilíbrio da estrutura financeira e à inexistência de rentabilidade das empresas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3817
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AJB1995.pdf4,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.