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Título: Definição de lotes de bordo dos motores principais das fragatas da classe Vasco da Gama, no âmbito da sua manutenção
Autor: Silva, Sérgio Teles da
Orientador: Soares, José Celestino
Palavras-chave: Previsão necessidades de manutenção
Gestão de stocks
Motores propulsores principais
Lotes bordo
Fragatas classe Vasco da Gama
Forecast maintenance needs
Stock management
On board batches
Vasco da Gama frigates primary propulsors
Data de Defesa: 2011
Editora: ISEG - Departamento de Gestão
Citação: Silva, Pedro Teles da. 2011. "Definição de lotes de bordo dos motores principais das fragatas da classe Vasco da Gama, no âmbito da sua manutenção". Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Os navios como um sistema autónomo obrigam a prever necessidades de manutenção futura e a transportar com eles os sobressalentes indispensáveis para satisfazer essas necessidades. A existência de stocks e o tipo de lotes a bordo estão interligados com o tipo de missão atribuida, sendo que, de acordo com a duração da missão muitas vezes o navio não pode ser abastecido por terra. Por esta razão, o tempo normal da de abastecimento obriga a ter stocks, visto que na Marinha de Guerra Portuguesa e em particular a bordo dos navios não é possível implementar o sistema "Just-in-time", o que limita o factor tempo. Assim de forma a garantir a autonomia das missões, com o ciclo de abastecimento disponível, os lotes de bordo permitem que os sistemas do navio estejam sempre operacionais. Este trabalho de projecto engloba numa primeira fase a previsão das necessidades de manutenção dos motores propulsores principais das Fragatas da Classe "Vasco da Gama" utilizando o método das médias aritméticas e o método dos mínimos quadrados, seguindo-se uma abordagem à gestão de stocks com recurso à análise ABC para se apurar quais os sobressalentes que exigem um controlo mais minucioso, e visando a redução dos custos da manutenção de primeiro escalão, determinar a quantidade óptima de sobressalentes por lote de bordo a utilizar em missões de navegação autónoma atá um período máximo de um ano.
Ships as a standalone system oblige to forecast future maintenance needs and carry with them the parts to meet those needs. The need for vailability of stock and nature of batches on board is linked to the type of mission assigned. For this reason, the normal cycle on the supply chain forces the existence of stock on board, as the Portuguese Navy, more particularly ships, can not implement the "Just in time" stock manangement system, which limits the time factor. So to ensure missiona autonomy, with the supply cycle available, stocks reserved to "Vasco da Gama" frigate's propulsors maintenance allow vessels systems to be permanently operational. This project includes an estimate of propulsors maintenance needs using the arithmetic mean method and the least squares method, and an papproach to stock management based on the ABC analysis in order to determine what materials require a more focused management, and to determine the optimal amount os parts per batch applicated to the "Vasco da Gama" frigates propulsors maintenance, always seeking a maintenance cost reduction.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3809
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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