Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3804
Título: Liderança e Cultura nas Escolas Públicas Portuguesas
Autor: Bernardo, Sandra Marisa Martins Sant´Ana
Orientador: Lopes, Albino
Palavras-chave: DL n. 75/2008
Liderança
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
DL n. 75/2008
Leadership
Organizational culture
Competing values framework
Data de Defesa: 14-Dez-2011
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Os líderes de cinco escolas públicas portuguesas são o foco do trabalho de investigação pois são chamados a liderar uma estratégia de mudança imposta pelo novo modelo de gestão das escolas públicas portuguesas, o Decreto-Lei n. 75/2008 de 22 de Abril e daí ser importante conhecer o seu papel como líderes e analisar em que modelo organizacional se enquadram esses papéis. Pela metodologia de análise de conteúdo, pretende-se enquadrar estes líderes, em papéis de liderança e consequentemente em modelos de cultura organizacional. O instrumento de análise é uma matriz construída com base em itens de um questionário, que estão enquadrados pelo modelo dos valores contrastantes, adaptado à realidade portuguesa e já testado. Os quadrantes do CVF (competing values framework) com que os líderes das escolas públicas portuguesas mais se identificam são o do objectivo racional e do processo interno. Também, pela metodologia de análise de conteúdo, foi investigado o que os líderes dizem do Decreto-Lei n. 75/2008. Nesta fase parece ter particular importância, um novo estudo para avaliar a mesma problemática e em função dos resultados obtidos produzir recomendações que orientem o poder político na produção de políticas eficazes.
This investigation study focuses on five leaders of the Portuguese public schools called to assume the leadership of a changing strategy imposed by the new management model from Portuguese public schools, the DL n. 75/2008 of April 22nd, thereby being important to understand their role as leaders and analyze the organizational model they fit in. Throughout a content analysis we aim to fit the candidates in the document studied, in leadership roles and consequently in models of organizational culture. The instrument of analysis is a matrix based on items of a questionnaire, which are within the frame of the competing values model, adapted to the Portuguese reality and already tested. The parts of the CVF (competing values framework) that the leaders of the Portuguese public schools are more related to are the rational objective and the internal process. Also thru the methodology of the contents analysis it was studied what the leaders say about the Law 75 (2008). Now, it seems to be particularly important to the investigation a new study to evaluate the same problematic and, depending on the results, to come up with recommendations that guide the politicians towards an effective policy.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública na especialidade de Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3804
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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