Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3644
Título: Desenvolvimento e cooperação internacionais ao nível transfronteiriço. A iniciativa comunitária INTERREG como factor de aproximação entre as regiões de fronteira a sul de Portugal e Espanha: o Algarve e Huelva
Autor: Telo, Américo Gil Duarte
Orientador: Castro, Armando de
Palavras-chave: Regiões Fronteiriças
Política Regional
Interreg
Algarve
Huelva
Data de Defesa: 1996
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Telo, Américo Gil Duarte. 1996. "Desenvolvimento e cooperação internacionais ao nível transfronteiriço. A iniciativa comunitária INTERREG como factor de aproximação entre as regiões de fronteira a sul de Portugal e Espanha : o Algarve e Huelva". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo analisar o papel da Iniciativa Comunitária INTERREG como factor de aproximação entre as regiões de fronteira a Sul de Portugal e Espanha: o Algarve e Huelva, como processo de Desenvolvimento e Cooperação Internacionais ao nível transfronteiriço, na perspectiva da integração europeia. Para o efeito, o autor ensaia uma metodologia de análise e avaliação assente: no quadro analítico das intervenções; na perspectiva dos efeitos decorrentes com base noutras experiências de desenvolvimento regional; no quadro institucional e natureza da intervenção; no tipo de acções e estrutura de suporte; numa avaliação de efeitos, com base numa distinção em efeitos de realização, efeitos de aproximação, efeitos indutores e efeitos de integração. O relatório é enquadrado por uma análise da política regional da União Europeia e pelas abordagens da Teoria Económica da Integração Internacional e Teoria do Desenvolvimento e Cooperação Transfronteiriça. O autor chega à conclusão que os resultados desta iniciativa terão de ser avaliados a médio/longo prazo e em conjunto com as restantes intervenções que Interreg complementa. No entanto, dada a sua natureza específica, dirigida ao fomento da cooperação e articulação territorial é possível afirmar que a sua aplicação contribuiu para reduzir a distância económica entre as regiões consideradas e promove a aproximação por via das acções de cooperação interregional aos níveis institutucional público, privado e associativo.
Descrição: Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3644
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AGDT- 1996.pdf63,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.