Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/3611
Título: A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebol
Autor: Cardoso, Jorge Miguel Rodrigues de Pina
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Constrangimentos
Clubes
Desporto
Espectadores
Eventos desportivos
Futebol profissional
Gestão do desporto
Lealdade
Marketing do desporto
Data de Defesa: 2011
Resumo: O objectivo do estudo é analisar a influência dos constrangimentos nos comportamentos de lealdade dos espectadores de futebol. Para tal, criou-se um questionário de acordo com Kim & Trail (2010). Recolheram-se 388 questionários através do programa LimeSurvey, dos quais 305 foram validados. Após uma análise factorial exploratória dos dados, identificou-se que os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, falta de interesse e companhia por parte dos outros, falta de sucesso, custos, falta de conhecimento, segurança, alternativas de prática desportiva, compromissos, localização e programação desportiva são os que melhor explicam os constrangimentos. No entanto, através da regressão linear verificou-se que estes têm um impacto reduzido na explicação dos comportamentos de lealdade. Ainda assim, a destacar os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, alternativas de prática desportiva e custos como explicativos dos comportamentos de lealdade. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os constrangimentos sentidos pelos sócios e não sócios e espectadores com maiores e menores habilitações literárias. Quanto à lealdade, apenas se verificaram diferenças entre os associados e não associados.
The purpose of this study is to analyse the influence that constraints have on the loyalty behaviours of the soccer attendance. In order to achieve the proposed objective, we create a questionnaire based on the Kim & Trail (2010) model. 388 questionnaires were collected through LimeSurvey, 305 of which were deemed valid. After an exploratory factor analysis at the data, accessibilities, leisure alternatives to stadium attendance, lack of interest and company, lack of success, costs, lack of knowledge, security, participant sport alternatives, commitments, location and sporting programming were identified as the factors that better explain the constraints. However, the execution of the linear regression verified that these factors had small impact on explanation of loyalty behaviours. Still, must to emphasize accessibilities, leisure alternatives to stadium assistance, sports practice alternatives and costs as factors explaining loyalty behaviours. Social-demographic analysis suggests significantly statistical differences between constraints felt by associates and non-associates, and spectators with higher or lower academic qualifications. As for loyalty, there are differences only between associates and non-associates.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3611
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese final.pdfDocumento principal758,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_A.pdfAnexo - 1185,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_B.xlsxAnexo - 290,42 kBMicrosoft Excel XMLVer/Abrir
Anexo_C.savAnexo - 345,65 kBUnknownVer/Abrir
Anexo_D.spvAnexo - 4212,62 kBUnknownVer/Abrir
Anexo_E.spvAnexo - 532,96 kBUnknownVer/Abrir
Anexo_F.spvAnexo - 6272,18 kBUnknownVer/Abrir
Anexo_G.spvAnexo - 776,71 kBUnknownVer/Abrir
Anexo_H.spvAnexo - 868,21 kBUnknownVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.